Quando comprei o piano piano ele veio com um motor SAILOR 15 HP 4 tempos com nota fiscal de fevereiro de 2012 e com 1,5 horas de uso, o problema é que é muito pesado e grande, até agora não consegui colocar ele no barco (estou trocando ele por qualquer 2 tempos de 8 HP em boas condições), estou tocando o cruiser 23 com o meu fiel TOHATSU 3.5.
Algum tempo atrás eu me descuidei dele e deixei o pequeno motorzinho parado e sem cuidados por aproximadamente 45 dias, isso afetou demais o motor, mesmo assim ele resistiu, veja o post, depois disso ele sempre demorava para pegar e durante a navegação dava de afogar, minha culpa, só minha, deveria ter dado a devida atenção ao equipamento.
É como dizem, acidentes acontecem por uma sequência de erros, e se esses erros forem detectados e sanados, evita-se que os acidentes ocorram, mesmo com o motor dando trabalho para pegar e falhando, semana passada eu coloquei ele no piano piano e fui velejar, sabe o que ocorreu? O motor afogou e não pegou mais, fiquei contente pois consegui fazer todo o passeio (que era curtíssimo 2 Mn no máximo) a vela, chequei na poita do meu destino e voltei para o meu porto (saco da ribeira) só na vela, mas e se eu tivesse mais longe? e se ocorresse uma emergência? e se a vela rasgasse? e se? e se? Quando o motor afogou de vez eu decidi continuar a velejada por que tenho muitos conhecidos lá em Ubatuba e tratei de avisar uns 3 ou 4 amigos sobre minhas condições e tinha a certeza de um apoio em caso de necessidade.
Bem, resolvi dar um jeito na situação e fazer eu mesmo a revisão do motor, abri o carburador do bichinho e desmontei inteirinho, peça por peça, troquei reparos e agulhas, lubrifiquei cada furinho do carburador, montei tudo de novo e testei, e testei e testei no meu tambor de adoçar o motor, cara é incrivelmente fácil fazer essa revisão do carburador, mais um ponto para o TOHATSU, abaixo algumas fotos da revisão do motorzinho!
Cuba, boia, agulha e rebimboca da parafuseta |
Esse pino estava entupido |
Percebeu o tamanho das arruelas?! |
Essa agulha controla a entrada de combustível ( eu acho! ) |
É isso ai gente, até o próximo post!
Walnei: parabéns!! Taí uma coisa que não sei fazer: Mexer no motor do Gaipava. Aliás, é um Mercury 15hp com carregador de bateria e partida elétrica. Pesa quase 40Kg. Com ele, ganhei uma hérnia de disco na cervical. Dói prá c%&#+@<^]... E quando se acelera até o máximo, afunda a popa n'água. Só isso. Eu também quando puder, troco por outro 8Hp.
ResponderExcluirTambém acho que um 8hp é o tamanho ideal para um 23 pés! até por que o barato é velejar, se gostássemos de "motorar" por ai teríamos lancha né não??!! Ou pior ainda jet ski !!!
ExcluirWalnei, Boa Noite!
ResponderExcluirEu tenho um mercury 3.3 (mesmo motor), que comprei em janeiro passado, que é cheio de manhas, tais como se bascular ele no suporte, a boia trava, se deixar uma semana parado é dificil de ligar. Mas eu mesmo que dou manutenção, troco o oleo da rabeta é limpo o carburador. Eu tambem tenho um mercury 15HP rabeta longa, com poucas horas de uso, dificilmente utilizo pelo peso (39 kg), mas o meu sonho é um 5HP 2T rabeta longa.
Ruyter, se trocar a boia não para de travar? Que óleo você usa na rabeta?
ExcluirO motorzinho 3.5 toca o veleiro tranquilinho, mas eu quero mesmo um 8HP levinho, to vendo um da Yamaha, você conhece os motores de popa da Yamaha?
Walnei, é talvez seja uma solução trocar a boia, vou olhar. Uso oleo 90, se tiver errado, ferrei, tem quase um ano que faço isso. Os motores Yamaha são considerados os fuscas dos motores, a vantagem deles é que a altura da rabeta fica entre o curta e a longa. Abçs
ExcluirVocê acha que um yamaha 5hp toca bem um veleiro de 23pés?
ExcluirWalnei, tenho pouco experiencia em usar motor em veleiro, aqui em piuma, o local que apoito o K-ito tem espaço a vontade e muito vento sempre. No atoll o 3.3 é o suficiente, o problema é a rabeta curta, tem hora que caturra. A mudança é mais pela rabeta longa. No Paturi o motorzinho era muito legal. As vezes que precisei de motor, utilizei o de 15HP é muito forte e economico para o barco.
ExcluirOk, esta anotado, obrigado comandante!
ExcluirBoas!
ResponderExcluirQuando eu tiver um 23 de novo (e eu vou ter, rs), usarei um 5 HP rabeta longa. O 15 é muita coisa e o 8 não se justifica. Parabéns pela manutenção, Walnei!!! Aproveitei duas dicas e limpei o meu 3.3 que esta aqui em casa!!!
Oi Juca, você já é o segundo aqui que fala de colocar um 5hp, acho que vou repensar meu novo motor!!
ExcluirTrouxe um Atoll 23 de Paraty para Ibicui (45 nm) motorando. Face às más condições do suporte do motor, resolvemos sair às 16:30 por não termos idéia do tempo que levaria a viagem naquelas condições, pois não podiamos acelerar o motor e tinhamos hora para chegar. Esta viagem demorou 12 horas e 50 minutos. De Paraty à Ilha Grande peguei mar picado e o motor saia da água constantemente. Ao chegar por tras da Ilha Grande, as condições de mar melhorou e pudemos aumentar a velocidade (4,5 nos com casco meio sujo). Saindo de traz da Ilha Grande em direção a Ibicui, de madrugada, a situação piorou bastante, pegamos ventos de proa com rajadas e muitas ondas. Pegamos uma rajada que adernou o barco em árvore seca em 25 graus, arrancou o meu boné que se encontrava enterrado na cabeça e levou-o junto com ele um balde de plástico que estava no piso do cockpit.
ResponderExcluirNesta situação, com grandes ondas e correnteza de proa, o barco não saía do lugar. Descobri que acelerando mais o motor, o barco caturrava menos e cortava melhor as ondas. Essa aceleração era a de cruzeiro do motor (tem uma marca na manete) e foi suficiente para vencer o vento, as ondas que quebravam na proa e respingava por sobre o barco e a forte correnteza de maré vazante a leste da Ilha Guaíba. Este trecho de 2 nm foi feito em cerca de 1 hora e meia a 2 horas.
O motor utilizado é um Mercury 8 HP rabeta longa. Esta viagem, inaugural do motor e do barco em minhas mãos, me convenceu estar equipado com o motor ideal, excetuando-se os de centro. Quanto a carburadores, tenho um Mercury 15 S num outro barco e sempre esvazio o carburador antes de guarda-lo, deixando-o funcionar até secar. De abril até agora (dezembro) nunca entupiu.
Andei namorando o piano piano antes de comprar o Atoll. Parece ser um bom barco. Embora o Atoll estivesse em piores condições, estava mais pertinho de mim.
Esqueci de falar do consumo no comentário anterior,
ResponderExcluirO Mercury 8 HP levou o Atoll 23 de Paraty até Ibicui, em 12 horas e 50 minutos e com trechos de mar agitado, consumindo aproximadamente 35 litros de gasolina. Nunca foi acelerado ao máximo por haver riscos de quebra do suporte do motor.