tag:blogger.com,1999:blog-8259157376212477827.post3553921442585725690..comments2023-12-28T08:22:38.997-08:00Comments on Veleiro Vivre: DE VENTO EM POPA! (PARTE 2)Walnei Antuneshttp://www.blogger.com/profile/11704997814130783038noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8259157376212477827.post-51639704570509257622014-09-12T12:29:57.005-07:002014-09-12T12:29:57.005-07:00Ricardo, punho da escota é o nome que me foi ensin...Ricardo, punho da escota é o nome que me foi ensinado para o punho que fica na ponta da retranca! Valeu pelos esclarecimentos, vou passar para o Malito!Walnei Antuneshttps://www.blogger.com/profile/11704997814130783038noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8259157376212477827.post-92131125415648203512014-09-12T11:30:32.235-07:002014-09-12T11:30:32.235-07:00Walnei, a 'bicha' ajuda a dar uma embarrig...Walnei, a 'bicha' ajuda a dar uma embarrigada na vela de proa prá ajudar na trimagem e esse outro cabo a que vc se refere acho que se chama 'contra-esteira' e serve prá folgar ou caçar a esteira da mestra, só que não passa nenhum cabo de escota nela, um punho da vela no Garlindeo e outro na ponta da retranca... Salvo Melhor Juízo..... <br />E no caso do carrinho a que vc fala, é o 'traveller' tb responsável por ajuste mais fino da mestra\retranca. Ricardo Stark - Velejadorhttps://www.blogger.com/profile/11557523120386805950noreply@blogger.com