segunda-feira, 27 de agosto de 2012

NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O VIVRE.

Olá amigos, neste momento decidi escrever sobre os novos equipamentos do vivre que comprei, vou falar sobre isto por que não consegui ir velejar esta semana também (semana passada também falhou), minha empolgação nos primeiros meses que comprei o veleiro fizeram o serviço acumular um bocado, Eu e minha família ficamos tão envolvidos que deixei de lado o trabalho um pouco, não que eu tenha virado um vagabundo, acho que virei velejador (meio oficial de velejador ainda), minha mãe já estava cobrando uma visita, desde do dia 02/07/2012 que não passei nenhum final de semana aqui em Caçapava, e agora a realidade bateu a porta novamente, só pude me permitir essa relaxada com o trabalho por que tenho minha própria empresa e conto com gente de qualidade e confiança trabalhando comigo, ai vão alguns agradecimentos:
Eduardo, Thiago, Hugo, Mayara Eloísio, meus filhos e minha esposa, obrigado a todos.
Bom agora vamos aos novos equipamentos do vivre, comprei um fish finder portátil, no início fiquei com receio do equipamento, mas a diferença de preço me fez arriscar, paguei 149,90 pelo bichinho, assim que der vou fazer uma resenha dele aqui no blog, vejam o danado que ainda não foi instalado:



Senti a necessidade de um equipamento deste não para pescar, mas por que o cais lá da marina tem dias que seca e já encalhei 2 vezes, a primeira deu um trabalhão para tirar (veja esse post), já na segunda vez Eu já tinha mais experiência e tirei fácil o barco do encalhe, e também para calcular o tanto de cabo que deve ser lançado no fundeio, isso sempre me perturba bastante.
Outro equipamento foi o GPS, comprei um etrex usado e paguei R$ 170,00 por ele, também nem testei ainda.




Comprei também um voltímetro, 2 acendedores de cigarro de carro (para fazer a parte elétrica do vivre) e uma bomba de gasolina do corsa, para fazer uma traquitana para reabastecer o motorzinho de 3.6 do vivre, assim que estiver pronto posto o "projetinho" aqui no blog também.
Ainda falta um rádio vhf, não comprei ainda pois só velejo bem perto da minha marina e em todos os lugares que fui tem sinal de celular, mas agora vou começar a ir mais longe e vou necessitar de um.
Bem, acho que vou dar um pulinho lá em Ubatuba durante a semana para fazer um carinho no vivre, instalar o fish finder e ficar um pouco no barco, em terra mesmo, não imaginava que um veleiro transformaria minha vida assim... uma  paixão não é fácil de resistir né????
Até semana que vem gente e bons ventos!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS, UM ACIDENTE INCRÍVEL

Olá amigos, como não fui velejar este final de semana procurei um bom assunto para fazer o post de hoje e pesquisei sobre alguns acidentes marítimos em nossa região e me interessei muito pelo naufrágio do  PRÍNCIPE DE ASTÚRIAS que sossobrou na ponta do boi em Ilha Bella - SP em 06 de março de 1916

O Transatlântico

O grande navio tinha propulsão a vapor e bateu em uma laje submersa o que abriu uma grande fenda no casco e de acordo com relatos as caldeiras explodiram violentamente  o que causou seu afundamento completo em 5 minutos:

Manchete da época

 Morreram neste grande acidente aproximadamente 450 pessoas, a maioria dos corpos foram dar na baia de Castelhanos, que na época, e ainda hoje, era de difícil acesso e os corpos foram enterrados por lá mesmo, e na Praia Grande em Ubatuba.
Achei impossível não comparar este acidente ao naufrágio do Titanic.
O capitão do navio era José Lotina:

O Capitão

Vejam esse interessante  relado retirado da página naufrágios do Brasil

"O navio bateu violentamente na laje submersa da Ponta da Pirabura, abrindo uma enorme fenda no casco. Segundo o relato de alguns sobreviventes com a entrada de água na sala de máquinas, duas das caldeiras explodiram, o que provocou o rápido naufrágio. O Principe de Asturias desapareceu em menos de cinco minutos, levando com sigo cerca de 450 almas. Muitos homens, mulheres e crianças foram lançados ao mar na escuridão da noite, sendo arremeçados pela violência das vagas contra o íngrime costão da ponta da Pirabura. Outros, com destino não menos cruel, pereceram presos no interior do navio, que submergiu rápida e completamente devido a grande profundidade do local.
Oficiais do navio relataram que na ponte de comando o Capitão José Lotina e seu primeiro oficial Imediato Antônio Salazar Llinas decidiram por fim a suas vidas, dando um tiro na cabeça; os corpos dos dois oficiais nunca foram encontrados." 


 É meus amigos, até a semana que vem...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS NA ILHA PRUMIRIM E UM PÉ BEM MACHUCADO!!

Esta semana eu e minha família finalmente fomos até a ilha Prumirim em Ubatuba, saímos da enseada do Itaguá, nosso porto seguro, as 11:00 do dia 11/08/2012 e percorremos as 7,5 milhas nauticas até nosso destino em 2h:30min, descobri que o mar naquele pedaço de Ubatuba é sempre grande, as ondas são enormes e constantes, mas nada ameaçador, dia de sol e pouco vento, fomos motorando o tempo todo, e a imagem ao chegar na ilha é essa.


Logo ao chegar desembarcamos as coisas e montamos um piquenique e aproveitamos a ilha só para nós, a imediata descobriu que sushi é uma ótima refeição para levarmos em nossas aventuras, é gelado, não estraga facilmente e é fácil de armazenar e todo mundo gosta, só que dessa vez não coloquei o peixe, mesmo assim ficou bom, se bem que eu acho que salguei o arroz, alguém ai já ouviu falar de sushi salgado??!!! é, eu não, mesmo assim não sobrou nada para contar a história.
Outra descoberta é que o skolzinho (nosso bote) serve de guarda-sol, é só apoia-lo no remo e fazer uma barraquinha, o Gabriel adorou a ideia.
O Willyan e o Wallace pegaram o equipamento de apnéia e foram mergulhar, eu não os acompanhei por que a água estava fria pra caramba, é incrível como os dois se dão bem quando estamos envolvidos com o veleiro, nada daquelas briguinhas de irmãos do dia-a-dia sabe???
De Noite o Gabriel e a Lena marearam, o Wallace dormiu como uma pedra, o Willyan me parece que dormiu bem, o Gabriel depois de devolver o mamá para o mar dormiu a noite toda e Eu, como de costume, preocupado com o fundeio não dormi direito, acordava de tempos em tempos para ver se estava tudo bem. A Lena apesar de ter mareado um pouco ficou  encantada com as estrelas, ela gosta muito de observar o céu e naquela noite fomos presenteados com um céu lindo cheio de estrelas, estava realmente maravilhoso.
No Domingo dia 12, acordamos bem cedo, mas todo mundo ficou na "cama" batendo papo até lá pelas 08:00hs da manhã, então levantamos, nosso café foram alguma frutas e sanduíche de presunto, uma delícia. Novamente desembarcamos na ilha e aproveitamos até a hora de ir embora com a ilha toda só para nós, como é gostoso ficar isolado de vez em quando, nem sinal de celular nos acompanhou, um dia dos pais perfeito.
Lá pela 12:30h estávamos prontos para retornarmos e pegamos o rumo de volta, e logo na saída percebi que ia ser um retorno bem agitado, umas ondas altas de través, o único problema é que o vivre balança muito nesta situação, mesmo assim o Gabriel voltou dormindo o tempo todo, fiz como falou o Fernando do Acrux, preparei dois rolinhos com os colchonetes e "prendi" o menininho lá dentro da cabine, ele nem viu nada e só acordou no Itaguá.
Foi um presentão de dia dos Pais nós passarmos este dia isolados e sozinhos, foi muito bom, isso estreita os laços e faz bem para a família.
Segue um videozinho com um resumo do final de semana.



AHHH, como não podia deixar de ser, teve uma barbeiragem básica do comandante, deixei cair minha danforth no pé, bem quando Eu já estava indo embora, amigos doooeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuu muito o meu pé esta inchado como uma broa, to parecendo aqueles "pingaiada" sabe??? Se não parar de doer até amanhã vou procurar um médico.
É isso ai gente até semana que vem com mais um post.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NEM SÓ DE NAVEGAR VIVE O VELEJADOR!!

É meus amigos, nem só de velejadas vive um velejador, essa semana tive que reformar a carreta de encalhe do vivre, e para isso eu contei com a ajuda do Fábio, um cara super amigo, primo da minha esposa e nosso compadre (ele consagrou o Gabriel) e o melhor de tudo, TEM MUITAS FERRAMENTAS eheheh, tem maquita, lixadeira, chave de tudo quanto é tamanho, ele é um típico faz tudo.

Fábio o faz tudo da família

A aproximadamente 1 mês atrás, peguei meus irmãos lá em Minas Gerais para conhecerem o vivre (post MINEIROS AO MAR), e quando o pessoal da marina colocou o barco na água, a carreta quebrou, Eu e meu irmão "concertamos" a carreta na base do recurso técnico alternativo (gambiarra), ficou bem precário veja:

É estava feio mesmo e o pior, estava perigoso 

Esse parafuso não estava segurando mais nada 

Gambiarra básica para segurar o barco sobre a carreta

Pois bem, Eu e o Fábio trabalhamos 2 dias inteiros e gastamos:
82 arruelas
82 porcas
6 mt de barra roscada 10mm
1,5 mt de prancha de madeira de 30cm x 5cm
6 mt de viga de 15 cm x 5cm
6 mt de caibro de 5cm x 5 cm
24 latas de cerveja (para os dois dias de serviço e só após o expediente)
1 kg de linguiça aurora
1,5 kg de contra filé maturado
1 disco de serra da maquita
2 discos de lixadeira (to devendo 1 disco para o Fernando do acrux)
 e ficou assim:





Faltou pintar mas acabou a cerveja e a coragem, semana que vem eu pinto...
É meus amigos, para vocês terem uma idéia melhor fiz um antes e depois:


Reformamos a carretinha no pátio externo da marina e tivemos como companhia o família do Fernando que esta nos finalmente com a reforma do acrux que em breve deve ir para a água.
É pessoal, essa semana é só, até a semana que vem!!!!