sexta-feira, 18 de julho de 2014

QUANTO CUSTA MANTER UM VELEIRO?




Ai alguém me pergunta:
- Walnei, qual seu hobby?
E eu respondo:
- Velejar! - Como se falasse jogar futebol!
E sempre depois da resposta fico observando as pessoas, geralmente o que vejo é uma rápida e passageira expressão de susto, ninguém espera ouvir isso, então fico esperando a próxima pergunta, que poderia até responder antes da pessoa perguntar, pois a pergunta é invariavelmente a mesma, as palavras podem mudar mas a pergunta é a mesma:
- Ta milionário cara? 
Então, me preparo para outra rápida expressão de espanto quando respondo:
- Manter seu carro novo é mais caro que manter meu barco!

Não vamos falar aqui da aquisição do barco, mas dos custos que envolvem mantê-lo. No meu caso não pago marina, porém, alugo uma poita a R$ 100,00 mês, o que totaliza R$ 1200,00 por ano (esse custo não existirá mais, já que estou mudando para uma poita minha), tem também a "facada" do seguro obrigatório do barco R$ 17,00 por ano e a pintura de fundo R$ R$ 1500,00 a cada três anos, o que da R$ 500,00 por ano, não vou colocar aqui a limpeza do fundo pois isso eu mesmo faço, então custo zero se não levarmos em conta o valor da viagem, mas nem considero já que se eu não fosse limpar o fundo eu estaria no barco do mesmo jeito! AH! Tem também as manutenções como velas, vernizes, cabos, salvatagem, extintor, vamos calcular isso tudo em R$ 300,00 por ano. pronto, acho que temos um valor aproximado de R$ 2.017,00 por ano.

E o carro novo? IPVA R$ 1.800,00, pneus R$ 500,00 se você utilizar muito o carro talvez necessite trocar os pneus mais de uma vez ao ano, eu troco o óleo de 2 em 2 meses aproximadamente, e cada troca fica "nuns" R$ 100,00 totalizando R$ 600,00, manutenção mecânica vou calcular R$ 300,00 por ano, isso sem contar a revisão da concessionária, ainda tem  o seguro do carro, vou colocar baixo R$ 1.800,00 por ano, então teremos R$ 5000,00 por ano, isso se eu não errei na conta!

É claro que se você for reformar o barco, ou tiver que trocar algumas catracas ou estaiamento os valores podem disparar, mas isso não acontece todo ano! Agora, se você paga marina a coisa pode mudar de figura dependendo do barco e da marina você vai pagar algo entre R$ 280,00/mês até onde a imaginação do dono da marina permitir:


manter um veleiro:                              R$ 2017,00
Combustível para velejar o ano todo:  R$ 500,00
Mantimento para os passeios:             R$ 500,00
Velejar com a família, NÃO TEM PREÇO!

43 comentários :

  1. Walnei, seu post é um grande incentivo. E, para não investir tanto na compra, arrisquei-me a construir um... vamos ver se consigo. Ainda vai longe... mas, espero chegar lá. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arnoldo, é muito bom quando descobrimos novos amigos que visitam o blog do vivre!
      Esses números são bem superficiais é claro, mas eu acredito piamente que o custo de manter o meu barco é menor do que o custo de manter um Gol 1.0 zero KM, porém, esse custo pode ficar muito alto dependendo do tamanho do barco e da onde ele vai ficar! Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Como posso aprender a velejar de forma barata? Existe a possibilidade de ser assistente, ou algo assim?

      Excluir
    3. Como posso aprender a velejar de forma barata? Existe a possibilidade de ser assistente, ou algo assim?

      Excluir
    4. Olá amigo, olha acho que não tem jeito, tem que investir em um curso. Eu comecei com dois livros, navegar é fácil e velejando dos 8 aos 80, são muito bons e vão te passar toda a teoria da velejada, mas, como não se brinca com o mar, aconselho um bom curso de vela, recomendo a escola de vela cusco baldoso, http://veleirobaldoso.blogspot.com.br
      Na minha opinião não tem curso melhor!

      Excluir
    5. Continuando com a resposta, acho muito difícil você conseguir fazer parte de uma tripulação se não tiver experiência nenhuma!

      Excluir
    6. Arnold, decisão excelente. Meu Pai fez 2 veleiros em casa. Um de 30 pés e outro de 35. Conhece os projetos do Cabinho? Pois é, ele fez o mais lindo de todos ( Thalassa ). Vá em frente. abraço

      Excluir
  2. Eu devia mudar o título desse post para:
    Quanto custa manter O VIVRE!

    ResponderExcluir
  3. Olá Wanei acompanho seu blog a um bom tempo muito bom.

    Achei que seria mais caro manter o vivre, voce falou que vai ter sua propria poita, quanto custa uma poita?

    Um abraço
    Fred

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fred, o preço de uma poita lá na Ribeira pode variar muito de R$ 500,00 por uma poita "pirata", digo sem registro na Marinha, até R$ 2.500,00 por uma poita registrada, isso só pelo local, fora o morto, correntes, cabos boias etc...
      Em média R$ 1.500,00 um poita não registrada e pronta para amarrar o barco de até 25 pés!

      Excluir
  4. Ando pensando em morar em um veleiro com minha esposa, o que voce com sua experiencia me recomendaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rivelino, existem muitos fatores para avaliar antes de se aventurar por uma empreitada dessas, você já tem o veleiro? Já escolheu a marina? conheço gente que mora no veleiro e não troca por nada, e conheço gente que viveu pouco tempo e não volta por nada!

      Excluir
  5. Velejo desde garoto na classe laser e digo mais, velejar não é para qualquer pessoa, é uma arte que está no sangue do iatista. Tem que gostar !!!! Recentemente um amigo comprou uma lancha e em nome da amizade pensei em virar sócio dele na compra de uma lancha maior. Após ler o blog, decidi que a minha praia é mesmo a vela e o custo benefício do veleiro é um excelente negócio. Valeu pela dica !!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo Post.

    Eu e meu marido estamos flertando com idéia de comprar um veleiro daqui à uns anos, então esse post foi motivador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, lembre-se estes são os custos do Vivre, isso pode variar bastante, por exemplo, o Vivre não fica em marina e tem poita própria, isso diminui bem os custos, por outro lado gera uma insegurança. Mas se ficar atento aos gastos, mater um veleiro de 23 pés é mais barato que manter um carro 0Km.
      Bons ventos.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho interesse em iniciar no mundo da vela. Quanto custa, em média, para manter um veleiro de trinta pés em uma marina, (não em poita)? Para quem não possui experiencia, por onde deve começar sua qualificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha, o custo de uma marina depende muito do local, tamanho do barco e "pompa" da marina, conheço marinas que cobram R$ 300,00/mês e outra que cobram R$ 700,00/mês para o mesmo barco. Quanto a experiência o ideal é iniciar no munda da vela participando de alguns day charts depois, se gostar, faz um curso de vela e algumas travessias, dá uma olhada na programação 2016 do Vivre (link abaixo do cabeçalho desta página), quem sabe você não participa de algumas atividades conosco.
      Espero ter ajudado, bons ventos!

      Excluir
  9. Estou pensando comprar um veleiro de 26 pés, andei pesquisando e descobri uns com motor de centro-rabeta e outros com motor de popa. Qual vc acha melhor ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for para cruzeiro, eu prefiro os motores de centro para barcos acima de 25 pés.

      Excluir
  10. Qual a diferença? O que é poita ? Defina por favor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poita é um bloco de concreto armado bem pesado, tipo 2t, que tem um conjunto de correntes, cabos (cordas), giradores e bóia onde você deixa seu barco amarrado.

      Excluir
  11. Olá, seu post e muito bacana e esclarecedor, porem fiquei com uma pequena duvida a "poita" alugada, como funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo, uma poita alugada é simples você usa apoita de propriedade de outra pessoa, só com seu barco obvio, e paga um valor mensal pela poita e arca com a manutenção, é um bom socorro mas um mau negócio a longo prazo.

      Excluir
  12. Olá, muito boas as informações. Tenho um veleiro, é preciso pintar o fundo, esse valor que você passou incluí a retirada da agua? Qual o lugar mais barato no litoral de são Paulo para fazer esse serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, esse post foi escrito em 2014, de lá pra cá muita coisa mudou, mas se procurar bem ainda dá pra puxar e pintar um 23pés por menos de R$ 2.500, no saco da Ribeira tem bastante gente que faz esse serviço, tem que gastar a sola do sapato pra diminuir os custos.

      Excluir
  13. Walnei, bom dia. No seu caso vc paga ou pagava marinheiro, já que o barco fica na poita?
    Eu estava com um DaySailer em marina a muitos anos atrás, e já pagava uns 280 reais. Claro que fiquei um tempo e larguei, pois era osso. Hoje guardo em casa, mas estou querendo trocar por um 23pés e aí os preços vão mudar.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi diskmdz, a poita era minha e não tinha custo mensal, mas tem o custo de manutenção que deve ser feita semestralmente, coisa em torno de R$ 600 ou menos se você mesmo fizer.

      Excluir
  14. Bom dia Walnei, quero agradecer por tudo que escreveu aqui tirou muitas dúvidas e so me deu mais confiança para corre atrás de meu sonho como moro no interio de MG e meio complicado ir velejar rsrsrs estou mudando para o litoral do Paraná Guaratuba no fim do ano 2017 apareceu uma
    eoportunidade de vender meu sitio aqui pretendo fazer o curso de vela ecompra um e logo após adquirir um veleiro gostaria de tira uma dúvida você ja até comentou ai em cima mais a poita não registrada e registrada poderia aprofundar mais no assunto eu posso deixar o tempo que quiser terei mais gastos com ela sendo minha fica no mar vou paga imposto pro governo saindo pra velejar tem risco de chegar e perde a vaga? Obrigado amigo

    ResponderExcluir
  15. Quantos pés tem seu barco??? O meu tem 45'e o custo de pintura de fundo a cada 2 anos é de 12.500,00 mesmo assim custa mais barato que um carro porém temos que ver a manutenção do gerador 2.500,00 por ano, motor mais 2.000,00 por ano entre outros. É uma vida maravilhosa mais não é barato porém compensa e muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique, como eu disse essa é a conta do Vivre um 23 pés sem frescura e com motor de popa, eu mesmo faço a maioria dos serviços na embarcação incluindo pintura de fundo, quanto maior o barco mais caro ele vai ficando é mais coisas pra arrumar ele tem...45 pés de emoção e diversão tem lá seu preço né?

      Excluir
  16. Gostei da matéria,mas faz parecer difícil pra quem quer iniciar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidney, neste momento estou reformando meu barco, de novo, sai caro e a reforma deve durar 1 ano com uns gato de aproximadamente R$ 10.000,00, mas só chegou nisso pois fui relaxado com a manutenção preventiva do barco e por causa de um acidente durante uma ventania, bateram no meu barco e eu nem estava lá...

      Excluir
  17. Alguém sabe quantos kl uma poita fixa tem que ter para um veleiro 23 pés?? Meu nome é Luciano..

    ResponderExcluir
  18. A poita alugada da direito a usar os serviços da Marina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas marinas oferecem o serviço de locação de poita, neste caso sim.

      Excluir
  19. Qual veleiro vc indica para morar até 23 pés ?

    ResponderExcluir
  20. Walnei adorei seu blog, comentários pertinentes e motivadores. E pelo visto vc sabe tudo de veleiros. Vendi minha lancha uma focker 265 e quero comprar um veleiro.
    Não entendo nada de velejar mas vou aprender, vou estudar alguns livros para não chegar tão cru em um curso.
    A dúvida eh, qual modelo eh ideal para um iniciante? Pesquisei e achei vantajoso comprar nos EUA, posso comprar na Flórida e vir velejando até Paranaguá-PR? Posso deixar com bandeira americana ou tenho de nacionalizar ? Topa ir junto e me ajudar na compra e no retorno ao Brasil???
    Abraço.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio, salvo engano, não e possível importar um veleiro aqui no Brasil, a não ser colecionadores, neste caso a embarcação deve ter mais de 30 anos, então tem que deixar com a bandeira americana, mas eu nao sei se isso é possível ou se você estará infringindo alguma lei.
      Quanto a ir buscarbo barco e ajudar na compra seria um prazer, ja trazer ele pra cä eu não tenho nem experiência, nem habilitação pra essa travessia, mas eu iria sim sob ordens de um capitão mais capacitado.

      Excluir
  21. Amigos, sou mai um sonhador de SC e estou pesquisando, pesquisando para ter um veleiro ... Tenho que tomar uma atitude e vou realizar... Ter um veleiro tirando tudo que foi colocado seja negativo ou positivo... O que vale é esta satisfeito e feliz pois velejar é tudo de bom! Abraços a todos Valter de Fpolis - SC

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...