segunda-feira, 10 de outubro de 2016

AVISOS DE MAU TEMPO, VOCÊ SABE COMO INTERPRETAR?

Amigos, desde que eu fiz o gajeiro que estou para escrever um post sobre AVISOS DE MAU TEMPO, interpretar corretamente os avisos da marinha é essencial para a salvaguarda da vida humana no mar.

Como sempre ai vai o alerta anti-bobagem: Minhas explicações são resultado das minhas experiências pessoais, portanto, se eu estiver enganado podem me corrigir nos comentários que terei o maior prazer em arrumar as informações deste post.


Abaixo temos um típico aviso de mau tempo da marinha:


AVISO NR 1445/2016
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - SÁB - 08/OUT/2016
ÁREA ALFA A LESTE DE 050W. ONDAS DE SW/S 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 101200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 1438/2016. 


A primeira linha informa o número do aviso/ano, a cada ano os número de aviso são zerados, portanto, o primeiro aviso do ano que vem sera 01/2017, essa foi fácil né?

A segunda linha diz respeito ao tipo de "problema" que o marinheiro vai encontrar caso ignore o aviso, no caso deste aviso é de mar grosso/muito grosso, mas os avisos podem ser de vento, ressaca, neblina etc...

Na terceira linha a coisa começa a ficar boa, esta linha contém o horário que a marinha emitiu o aviso, no caso deste aviso foi no sábado dia 08/Out/2016 as 13h30min, mas...
... se você acessasse o site da marinha as 12h do mesmo dia o aviso já estaria lá, ai eu pergunto como a marinha fala que emitiu o aviso as 13h30min se ao meio dia o aviso já esta lá, e eu respondo, por que neste caso a marinha usou o Horário do Meridiano de Greewich por isso o HMG após a hora, o fuso horário entre Brasil e o Meridiano de Greenwich é de +3h (mais três horas), portanto o aviso foi emitido no dia 08/Out/2016 as 10:30 no horário de Brasília.

A Quarta linha define a área em que o evento vai ocorrer e as vezes uma limitação desta área, no caso do aviso o evento poderá ocorrer a leste da coordenada indicada que é 50w, logo após a definição da área do evento vem a descrição do evento em si, no aviso em questão teremos ondas vindas de SW (sudoeste) com altura estimada entre 3 e 5 metros de altura.

A Quinta linha fala sobre a validade do aviso, ou seja até quando este evento vai durar, o formato desta data é ddhhmm, ou seja dois dígitos para dia, dois dígitos para hora e dois dígitos para os minutos, assim esse evento deve ter terminado no dia 10 de Outubro as 12h00m, lembrando que este horário é o horário do Meridiano de Greenwich, se formos trazer este horário para o horário de Brasília teríamos dia 10 de Outubro as 09h00m.
Perceba que o formato da data de validade não aponta um mês nem um ano, portanto ela se refere ao próximo dia 10 a contar da data de emissão do aviso. Entenderam ou eu compliquei demais essa parte?

A Sexta linha do aviso deixa explícito que este aviso substitui outro aviso emitido para o mesmo período, além de informar que o aviso é um substituto existem avisos que informam cancelamento de eventos, neste caso a marinha deixa muito claro que aviso esta sendo cancelado.

Para facilitar o acompanhamento dos avisos a marinha dividiu a nossa costa em várias áreas conforme mapa abaixo:



Há três formas seguras de acompanhar os avisos de mau tempo da marinha, pelo site oficial da marinha:
https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/avisos/avisos.htm

Para quem está localizado nas áreas bravo e charlie temos a página do facebook que foi idealizada pelo Juca Andrade da escola de vela Cusco Baldoso e é alimentada pelo Gajeiro:
https://www.facebook.com/mautempocb/

Para quem usa android tem o aplicativo Gajeiro que avisa em tempo real sobre os avisos emitidos pela marinha, nele é possível selecionar as áreas que deseja receber os avisos:
https://play.google.com/store/apps/details?id=cplotter.com.br.gajeiro&hl=pt_BR

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...