segunda-feira, 30 de julho de 2012

FUI... MAS NÃO CHEGUEI...

Ola amigos, neste sábado dia 28/07/2012 fomos novamente eu e minha família a bordo do vivre para aprender mais um pouco, confesso que fiquei um pouco decepcionado com a situação desta semana, vejam só, tudo estava certinho, a previsão do tempo estava anunciando um dia quente (28ºc) e mar calmo, então preparei tudo para sairmos do Itagua e chegar na Ilha do Prumirim, peguei minhas cartas náuticas, tracei a nossa rota, calculei o tempo e combustível tudo certinho, seria um persurso de 7 milhas náuticas, calculei mais ou menos duas horas e meia para chegarmos, ao sairmos lá pelas 09:00h da manhã o tempo estava gostoso, o sol estava quente e tinha um ventinho leste (que parece que é constante lá no itaguá), que estava uma delícia, iriamos velejando bem orçados até a ilha do prumirim e lá fomos nós, estava tão bom que o Wallace dormiu dentro do barco quase o tempo todo.



Quando chegamos por volta de uma hora de velejada o tempo ficou cinza tanto na direção do nosso destino quanto na direção do nosso retorno, e as ondas, meus amigos, as ondas, elas aumentaram de uma forma, que confesso, fiquei nervoso, não com medo, mas nervoso, eu tinha tudo sob controle, ninguém corria risco mas ficou bem desconfortável, principalmente para a Lena que estava com o pequeno nos braços dentro da cabine para evitar que ele ficasse de um lado para o outro, e o barco batia e subia e descia, e as ondas vindo de frente com o barco, não foi muito bom, ai pensei bem e mesmo com nosso destino a vista resolvi voltar, não voltar propriamente mas ir para a Barra Seca onde eu sabia que estava bem calmo por que é bem abrigado, então motoramos até lá e lá ficamos, tomei esta decisão pensando na volta, e se o vento aumentasse muito na hora de voltar? e se chovesse? e se ??? Ser novato tem essas desvantagens !!! 
Acho que tomei a decisão certa, pois lá pelas 16:00h as ondas estavam grandinhas lá no Itaguá mesmo e eu imagino o que eu teria encontrado mais para fora.
Quando chegamos na Barra Seca o sol tinha sumido entre as nuvens e esfriou bastante, mas como já estávamos navegando, resolvemos ficar e continuar o passeio, jogamos o ferro lá na Barra Seca e os meninos mais velhos foram passear com o skolzinho, nosso bote de apoio, enquanta a imediata preparava um delisioso sushi de salmão:


Todos em casa gostamos de peixe cru, até o Gabriel, olha ele ai com o arroz em uma mão e o salmão na outra, 


Pois bem depois que os "muleke" voltaram do passeio de bote, para quem não tinha intimidade nenhuma com o bote , os dois estão muito bem, o Wallace resolveu pescar, mas não pegou nada como sempre.
Novamente eu fiquei satisfeito com o comportamento do Gabriel no barco, e de como o vivre comporta bem minha família, quero sim um barco maior, mas o vivre por enquanto é o número da minha família.
Dessa vez subi até Caçapava com as velas para lavar na água doce e dar uma geral nelas, tem umas manchas de ferrugem, alguem ai sabe como tirá-las???
É, vou ver se na próxima eu consigo chegar lá na ilha do prumirim, virou objetivo agora, acho que semana que vem iremos só Eu o Willyan e o Wallace e se tudo estiver a favor vamos tentar chegar lá .
Bem pessoal, esta semana é isso ai, semana que vem tem mais... até lá!!!

8 comentários :

  1. Cmdt. Walnei, parabéns pelas suas incursões e pela família velejadora!

    ResponderExcluir
  2. Olá Matheus, é bom tê-lo de volta no nosso pequeno blog, acompanhamos sua aventura no CCL 2012 e estamos esperando um post com os melhores momentos, melhores fotos, vídeos, quando digo nós me refiro a todos aqui em casa.
    Obrigado pela visita e é muito bom mesmo ter filhos e esposa que curtem as mesmas coisas que Eu.
    Bons ventos cmte!!

    ResponderExcluir
  3. Walnei,

    Do lado de cá, ancorado na mesa quase morro de rir das aventuras e desventuras tuas, mas ao vivo e a cores acho que o bicho pega né? Sei de uma historia que o cara pegou o veleiro 0km sabado pela manha, a tarde embicou numa onda que transformou o barco em submarino, domingo estava a venda. hahahahaha
    Parabens pela valentia tua e da familia,

    abraços

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge, na verdade não estava perigoso, eu só escolhi pela segurança e pelo conforto por causa da minha falta de experiência, mas quem sabe essa semana eu chego lá...
    Obrigado pela sua visita, to sentindo falta de um post novo no blog do furiosos!

    ResponderExcluir
  5. Walnei, você já chegou lá e não sabe....velejar é assim mesmo. Se você achou mais prudente mudar o rumo, acertou. Arriscar prá quê?? Tens a vida inteira pela frente e seguramente outras vezes terá a mesma dúvida e outras tantas irá mais adiante do que jamais pensou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comandante, estou ansioso para ir mais adiante, tenho certeza de que a hora certa de ir virá!

      Excluir
  6. Walnei,
    Lembro que numa dessas, o meu filho menor com menos de um ano, quando dormia na cabine, para não rolar de um lado para o outro, fazíamos dois calços com rolinho de cobertor e púnhamos um de cada lado, o pequeno dormia muito naquele balanço.
    A gente acostuma, mas tem que ser devagar. E confortável
    Vc tinha consultado o windguru? Parece-me que havia previsão de ondas altas

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernando, eu costumo consultar o cptec inpe, e lá falava ondas fracas no sábado e moderada no domingo mas deu errado né??!, não conhecia o windguru, mas agora já esta nos meus favoritos. Qualquer hora vou te ligar para fazer umas perguntas sobre alguns destinos legais ali por perto da tabatinga, tipo fundeio, pernoite, facilidade de acesso etc... como vc já disse não tem ninguém para dar umas dicas para velejadores novatos!
    Obrigado pela visita, é sempre um prazer receber sua visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...