quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESQUEMA ELÉTRICO DO VELEIRO!

Relembrando minha época de estudante do SENAI (turma de 1991, me formei  eletricista residencial, industrial e enrolador, mais enrolador do que tudo)  me atrevi a fazer este esquema elétrico que vai servir de guia para  a nova instalação do vivre, juro que antes de fazer procurei até no manual de construção de barcos do famoso e cultuado Jorge Nasseh, já dei minha opinião sobre o livro aqui no blog, e não achei nenhum esquema simples que eu pudesse usar no vivre.



Pensei em colocar dois circuitos separados, tipo backup, mas depois achei que não seria necessário, já que o vivre é um 23 pés. 
O projeto contempla luzes de navegação, luz de cruzeta, bomba de porão e pressurizada, iluminação da cabine, tomadas 12v e um inversor com uma tomada 110v além de outros confortos. O projeto esta a venda, se estiver interessado entre em contato através do e-mail walnei.antunes@gmail.com o projeto vem com vários detalhes sobre consumo, tempo de carga e descarga da bateria, bem como corrente e potência de cada equipamento, agora, se quiser somente o esquema pode fazer o download da imagem acima.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

MANUAL (6, 8, 9.9, 10 E 15 HP) E FOTOS DO MERCURY

Esse final de semana concretizei a troca do motor, entreguei o Sailor e peguei o Mercury, até então não conhecia a pessoa com quem tinha fechado negócio, pois toda transação foi mediada pelo Léo, que a cada dia se mostra uma pessoa 100%, o nome (apelido) da outra parte é Vandeco, um cara de riso fácil e muito gente boa que me fez o favor de vir até Caçapava pegar o Sailor que não cabe no gol.
Em breve estaremos velejando o vandeco, isso mesmo, o veleiro tem o mesmo nome do dono, acho que podemos chamar o veleiro de Júnior!
Que alegria quando vi que o motor caberia no porta malas do golzinho, e que eu consegui levantá-lo sozinho, abaixo alguma fotos do motor!





Como curioso mão de vaca que sou, corri atrás do manual do motor pela internet, ele vai servir para fazer a revisão, pois com ele tenho as especificações de lubrificantes, velas e outras peças recomendadas pelo fabricante, como não foi muito fácil achar um manual em português, achei por bem colocar um link aqui para quem quiser baixar o arquivo pdf, para isso basta clicar no link abaixo:

É isso ai gente, essa semana começaremos a pintar o costado do barco. Até lá!


quinta-feira, 20 de junho de 2013

VISITA ILUSTRE NO "CANTEIRO DE OBRAS"

O comandante Ricardo Stark estava passando lá "pros lado" do Saco da Ribeira e me enviou essas fotos do andamento da reforma do vivre...




De quebra ainda vai achar uma poita aqui em Ubatuba!

domingo, 16 de junho de 2013

OS PRIMEIROS RESULTADOS!

Nesse final de semana fui a Ubatuba conferir e supervisionar o andamento da reforma.
Anteparas trocadas e o deck todo já esta no prime PU.
Essa semana vamos retirar os postinhos e a targa fazer a fibra sob eles e pintar tudo de branco. As vigias, de acrílico, já estão comigo aqui em caçapava e vou mandar fazer novas com um acrílico um pouco mais espesso, quanto a isso estou na dúvida se coloco ou não insulfilme nelas pois uma das coisas que eu não gostei no piano piano foram  as vigias leitosas que não permitiam que eu enxergasse o lado de fora.
Depois de pintar vamos preparar cada peça das ferragens (postinhos, targa, cunhos, roldanas, catracas, etc)  para serem recolocadas no veleiro, dessa vez com uma vedação decente, para evitar que o barco faça água doce!

Abaixo algumas fotos do deck no prime PU:






Acabei de crer que eu tenho que acompanhar mais de perto a "obra", na minha opinião os postinhos e a targa já deviam estar fora do barco antes da aplicação do prime, agora o Léo vai ter que fazer o prime nesses pontos!

Outra novidade é que eu troquei ("pau a pau") o meu motor Sailor 15hp 4 tempos (51 kg) por um mercury 8HP rabeta longa (26 kg), isso vai retirar 25 quilos da popa do vivre e evitar um bico de papagaio em minhas costas! Já teve gente  falando que eu perdi, mas discordo pois o Sailor nunca foi para o barco por que é grande demais)

É isso ai gente até semana que vem com o deck pintadinho!

terça-feira, 11 de junho de 2013

A REFORMA AINDA CONTINUA!

Esta semana tive um problema na lombar que me deixou de cama por dois dias, nestes dois dias eu fiquei procurando algo para fazer que não exigisse que eu me levantasse, umas dessas coisas foi assistir ao documentário MAR SEM FIM do Amyr Klink, assistindo o documentário mudei meu conceito sobre ele, sempre achei o Amyr um grande explorador, mas por causa de relatos e histórias de pessoas que tiveram contato com ele, as vezes contatos muitos rápidos, achava ele um chato orgulhoso e arrogante, mas como eu sempre digo: só não muda de ideia quem não pensa, depois do filme ele ganhou minha simpatia! Para quem não viu o documentário ai vai o link:




Na semana que passou também recebi com alegria o comunicado da ABVC que meu barco e minha tripulação ganharam uma vaga no cruzeiro costa verde, já que o comodoro decidiu aumentar de 25 para 35 as vagas do cruzeiro, e foi com uma dor no coração que tive que rejeitar, pois acho que não termino a reforma do vivre até o dia da partida, esta bom assim, não era para ser, eu não gosto muito de insistir em coisas que não acontecem naturalmente, sei lá, acho que são sinais para colocar freio na empolgação! As vezes um parafuso frouxo evita muita coisas que nem imaginamos!



Enquanto isso lá no estaleiro improvisado no Saco da Ribeira a reforma continua, esse final de semana o convés fica pronto, selado, pintado, com as ferragens que vão possibilitar todos os cabos a mão, bem ali no cockpit, colocados, um enrolador de genoa e uma vela nova bem guardadinhos esperando a hora de recolocar o mastro.
Essa semana ainda, vou até Ubatuba para fazer o projeto elétrico e talvez no final de semana eu execute o projeto. Depois da elétrica pronta, vamos iniciar a reforma do interior, pintar, envernizar etc...

Enquanto estava de molho na cama (por conta da lombar lembra?) fiquei imaginando o dia de colocar o vivre na água novamente e ai lembrei... antes de colocar o barco na água vou ter que dar uma manutenção na poita, pois é, a reforma esta alcançando dimensões bem maiores do que eu esperava!

Semana que vem coloco umas fotos do barco, até lá!