segunda-feira, 23 de julho de 2012

OUTRA MANCADA DO COMANDANTE !!! ESSA FOI FEIA !!!

É meus amigos, nesse domingo dia 22/07/2012 eu finalmente consegui levar minha família toda para velejar, sim, todos mesmo, Eu, a Lena (minha esposa) e meus três filhos, o Willyan, o Wallace e o Gabriel, aquele de 1,5 anos, no post anterior eu estava preocupado em como faria para o Gabriel ficar seguro dentro do barco, me surpreendi, não necessitou de nada além de cuidado e atenção, o menino se comportou muito bem, não deu trabalho, ficou bem à vontade no reduzido espaço do nosso barquinho, mesmo assim, é lógico, tinha sempre alguém com a alça do colete do menino enrolado no pulso, de qualquer forma, vou manter a guia retrátil no barco, para o caso do Gabriel ficar mais agitado ou empolgado.
Esse é o Gabriel o mais novo tripulante do vivre

Hora do mamá!!!

Outra surpresa agradável na velejada foi o avistamento de um pinguim, sim, isso mesmo, um pinguim lá em Ubatuba no Itaguá ,  desta vez estávamos a vela e conseguimos chegar bem perto do animalzinho, mas não tiramos fotos, só lembrei de tirar foto mais tarde, que pena... outra coisa que eu deveria ter registrado e me esqueci foi a visita do Fernando, ex dono do vivre, estávamos velejando, quando de repente uma pessoa de caiaque começa a se aproximar do vivre, quando chegou mais perto eu reconheci o Fernando, ele tomou um copo da autêntica água de Minas Gerais, aquela que sai com gás da fonte, muita gente não acredita mais é verdade, lá tomamos água com gás direto da fonte, e me perguntou assim:
" - Walnei, por que você não colocou a mestra na canaleta do mastro?"
e eu respondi:
" - Cara, eu não tinha visto a canaleta ai no mastro é mole?"
Pois é, essa mancada feriu meu orgulho náutico, já fiz três velejadas boas, incluindo dois pernoites e não sabia colocar a vela mestra corretamente, e para provar que fiz essa bobagem, ai vai a foto, reparem que a testa da mestra esta totalmente ao sabor dos ventos. (acho que eu sou o único cara do mundo que confessa e prova que fez mer....)


E agora a mestra após a visita do Fernando:
E olhando esta foto me lembrei, necessito comprar uns coletes mais "FASHION".



Além deste pequeno detalhe de colocar a vela mestra errada, o Fernando me deu mais dicas (quase ordens), a de baixar a buja um pouquinho e a de soltar o amantilho que estava preso, depois que arrumei tudo eu estava com outro barco nas mãos, antes eu achava estranho por que só conseguia orçar uns 60º do vento (entenderam isso???) depois pude orçar bem mais acho que cheguei no 45º e a velocidade do tahiti me deixou muiiiito feliz, é não é fácil ser novato mesmo, mas vou aprendendo sempre e ainda vou ficar bom nisso.

Outra dica do Fernando foi o nosso destino, ele me falou que um bom passeio seria ir do Itaguá até a Barra Seca, e ele estava certo, da próxima vez acho que vou pernoitar lá, veremos..

Não podia deixar de postar a foto da imediata do nosso pequeno barco, a Lena minha esposa
Como sempre ela esta cuidando do Gabriel

Fiquei muito satisfeito ao perceber que o vivre comporta melhor do que eu imaginava toda minha família, e como minha família comporta o vivre também, todos gostam do barco e se sentem bem velejando nele, acho que nossa vida familiar já melhorou sensivelmente! 

É isso ai gente até a semana que vem...

8 comentários :

  1. Walnei,
    Não esquenta, o que importa é que a familia está junta e faz qualquer problema virar uma festa para dar rir depois. Por hora sei tudo de sicorda, mediana, vau etc, mas de vela, cabo e outros detalhezinhos,,,,, sem chance, nada, absolutamente nada, mas tenho anotado suas aventuras, vivendo, lendo e aprendendo hehehe

    Abraços e bons passeios.

    JD

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, quando assistí o primeiro clip que vc fez, eu notei isso da mestra não estar na canaleta, mas achei que era algum problema no mastro...mas não liga não. A gente aprende assim mesmo, errando e acertando...
    O importante é que vc tome todos os cuidados possíveis com relação ao barco/tripulação. Não dê o passo maior que a perna, não tenha vergonha de voltar,ao menor sinal de 'mar grosso', avise o clube onde vai e a que horas volta, salvatagem, um rádio VHF portátil é excelente prá ter a bordo, etc... Verá que cada saída é um novo aprendizado.
    Bons Ventos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cmte, li em um livro a seguinte frase:
      "Não desafie o mar, na grande maioria das vezes ele vai sair vencedor"
      e tenho essa frase comigo desde que eu a li, por isso a qualquer sinal de ondas mais grossas eu volto pra casa e para que isso seja rápido eu nunca me afastei muito do cais da marina, tenho velejado bem perto da costa até adquirir experiência e confiança e vai demorar um bocado viu.
      PS: É sempre um prazer ter você por aqui no blog do vivre!

      Excluir
  3. Walnei, concordo com o Ricardo, ter um celular a prova d'água é bom tb.
    Quando comprei meu veleiro atual (Atoll-23), na primeira saida não instalei a escota da mestra, subir as velas, ai que foi um sufoco. bons ventos!!

    de um mineiro que estar aprendendo velejar no mar.

    ruyter

    ResponderExcluir
  4. É Ruyter velejando e aprendendo, onde fica fundeado o seu barco? É bom ter mais um mineiro a bordo do nosso blog, bons ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como bom mineiro fica em Piuma - ES, perto de Guarapari.

      Excluir
  5. Grande Walnei!!

    Como já disse, é um imenso prazer ver o Vivre navegando com frequencia; como disse o sábio: "- um barco está seguro em um porto, mas ele não foi feito para isso". Observe a fileira de veleiros que ficam no IC, diga-me; quantos vc já viu na água?
    Quando tirei o Vivre da "dormência" de sabe-se lá quantos anos, na sua compra e reforma, também o mantive bastante ativo, aprendi com os livros e conversas, mas conto nos dedos de apenas uma das mãos as vezes em que tive outro veleiro a contra bordo na bela enseada de Itagua, daí, pouca gente pra nos dar os toques...
    O thaiti, de pedigree, um dos primeiros projetos do cabinho, é apelidado pelos poucos conhecedores de "pequeno notável". Lembre-se que vc tem nas mãos um veleiro oceânico, e nunca vi até hoje em nosso litoral ondas que lhe impedissem a navegação, lembre-se também que navegando, quanto mais longe da costa mais seguro está, os naufrágios, em geral, ocorrem nos costões, lajes, pedras e praias. `Não se intimide com distâncias. Com este barco, em tres dias de boa velejada, e uns tres litros de gasolina saí de Itagua-Ubatuba e entrei no canal de Bertioga, com pernoites tranquilissimos em Ilha Anchieta, Ilhabela e As Ilhas em SSB.
    O importante, como vc já sabe, é estar preparado, - "quem vai ao mar avia-se em terra..."
    Salvatagem, bússula, cartas náuticas, VHF de 50w mais um portátil, celular, carregador de celular, telefones uteis e das marinas e IC no percurso, cabos reserva, âncora reserva, água doce potável a vontade e o que mais achar importante. Recomendo também um GPS com waypoints do percurso e marcação de perigos ou um chartploter, num dia de pouca visibilidade, ou numa navegação noturna com chuva a coisa complica e um GPS torna-se uma valiosa ferramenta. Também é obrigatório que esteja safo em rizar a grande, faça o treinamento em terra, nesta época do ano rolam umas lestadas boas aí em Itaguá, quando vale velejar rizado. Treine também com a tripula o resgate de homem ao mar, lançando alguma coisa na água, a molecada tem que conseguir resgatar só no vento...
    Tenho concebido que genoa é a vela de proa cuja esteira passa o mastro, se eu estiver certo vc tem mesmo uma genoa e não uma buja.
    Reserve aquela gelada gasosa que logo estaremos velejando a contrabordo, mais uns dois finais de semana termino meu barco..
    Ah, se não me engano li que vc desejava pernoitar no Cedro, se ainda pensa nisso de uma avaliada, o local é pouco abrigado e chacoalha bastante, alem de fundo de areia, com pouca tensa. Ali para o norte de Ubatuba, recomendo Itagua mesmo, almada e picinguaba. Para sul tem a ilha anchieta que é bem tranquila, flamenguinho, sete fontes e fortaleza eu nunca pernoitei, mas deve ser bom.
    Abraço a toda família,
    Fernando
    acruxII

    ResponderExcluir
  6. Fernando, é um imenso prazer ter vc por aqui, obrigado pela sua visita, vou seguir seus conselhos e se não se importar quando pintar um duvida eu até vou dar uma ligada, só tenho que agradecer, pois dei sorte quando fui comprar um veleiro, comprei um excelente barco de uma excelente pessoa, quando quiser matar a saudade do barco é só marcar que o vivre esta a disposição, abraços e bons ventos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...