sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FÉRIAS A VELA...

Ilha das Couves
As férias de fim de ano chegaram, a empresa fechou o ano bem e fiquei bem tranquilo em relação a ela e já comecei a planejar nossas férias, eu e a imediata decidimos fazer um cruzeiro em águas bem abrigadas para adquirir experiência, mesmo assim será um cruzeiro longo de 9 dias pelas ilhas de Ubatuba, vou postar aqui nossa rota e espero que se alguém souber de algum perigo ou trecho difícil nela me avise.

Esta sendo muito bom colocar a família em volta da mesa sobre as cartas náuticas para decidirmos juntos onde, quando e quanto tempo ficaremos em cada lugar, o legal é que é tudo muito novo, não sei com certeza, por exemplo, quantas milhas dá para percorrer em um dia de velejada confortavelmente, ou seja, sem matar ninguém de cansaço, dei uma olhada no percurso do cruzeiro costa tamoios e vi que chegam a percorrer até 30MN em um dia, mas estou fazendo pernas de no máximo 15MN, decidimos iniciar as pernas bem cedinho para evitar navegar no final da tarde ou a noite.


Saco da Ribeira
Outro problema que estamos prevendo e ainda não temos solução são as chuvas de verão, que vocês verão acontecerão; na nossa região do litoral norte, costumam cair umas chuvas bem pesadas durante o início de janeiro, lembram da tragédia em São Luiz do Paraitinga? Ou um pouco mais para cima o doloroso desastre em Ilha Grande? Tudo em janeiro, sem esquecer de 1967 quando houve em Caraguatatuba um desastre sem precedentes por causa das chuvas de verão, meu pai sempre fala disso, pois ele é caiçara e tinha parentes e amigos lá durante o episódio. Mas voltando ao nosso assunto principal, não sabemos ainda como faremos para nos proteger das chuvas e possíveis agitações do mar, por enquanto pensamos em ficar de olho na previsão do tempo e abandonar alguma perna em caso de risco, sabemos que as previsões acima de 5 dias não são confiáveis, portanto, 5 dias é o máximo que estaremos nos preocupando!



Golfinhos próximos a Ilha Anchieta
Bem, o roteiro inicial segue abaixo, peço aos amigos leitores que opinem sobre os locais, perigos, trechos complicados, já que, como todos sabem, é minha primeira vez:



1º Dia: Saco da Ribeira - Preparar o Barco e a tribulação - pernoite - 23º30'000''S - 45º06'000''W
2º Dia: Praia do mar virado - trilhas e mergulhos - pernoite - 23º31'000''S - 45º11'000''W
3º Dia: Ilha Anchieta - Visita ao presídio - pernoite - 23º32'800''S - 45º04'000''W
4º Dia: Itaguá - supermercado, sorvete, passeios - pernoite - 23°27'256''S - 45º03'205''W
5º Dia:: Ilha das Couves - mergulho, barzinho etc... -pernoite - 23°25'200''S - 44°51'100''W
6º Dia: Ilha comprida - nadar, mergulho até o fim da manha - 23°23'900''S - 44°51'100''W
ainda no 6º dia iremos para Picinguaba  para pernoitarmos - 23º22'465''S - 44º50'216''W
7º Dia: Itaguá - Cidade, receberemos minha mãe a bordo - pernoite - 23°27'256''S - 45º03'205''W
8º Dia: Ilha Anchieta - já nos preparando para voltar a vida real - pernoite - 23º32'800''S - 45º04'000''W
9º Dia: Saco da Ribeira: fim do nosso roteiro



É isso ai amigos, fico aguardando a opinião de vocês sobre o roteiro, que ainda esta aberto e pode mudar de acordo com sugestões e críticas.

Aproveitando este post, desejo a todos que acompanharam este blog durante este ano, meus mais sinceros votos de felicidades, harmonia, companheirismo, saúde e bons ventos a todos!

FELIZ NATAL E UM 2013 CHEIO DE PAZ E ALEGRIAS PARA TODOS NÓS!





4 comentários :

  1. Walnei: verifiquei as coordenadas definidas por você :
    segundo dia, Praia do Mar Virado - pelo mapsource, as coordenadas apontam sobre o continente, em terra portanto. E não há indicação de ancoragem recomendada no local. E que há presença de ondas também, o que inviabilizaria um fundeio tranquilo. Não conheço a região a fundo, sendo apenas minha opinião. E as coordenadas devem apontar na água, pois em caso de neblina, sem enxergar nada ,lhe traria problemas.
    Na Ilha Anchieta, ocorre a mesma coisa. Coordenadas exatamente sobre a Ilha. Entendo que deva evitar esse tipo de marcação. Com relação às 'pernas', quanto menor o tempo e a distância percorridos, maior a segurança da embarcação e tripulação.CONTUDO, VERIFIQUE VOCÊ MESMO E CERTIFIQUE-SE!! POIS POSSO ESTAR ENGANADO!!
    BOAS FESTAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado cmte, vou rever as coordenadas, além disso fui na carta náutica e no caminho do saco da ribeira até a praia do mar virado, tem uma lage com profundidade de 1,5m somente, eu não tinha percebido e ia passar bem em cima dela, vou rever este roteiro antes de sair

      Excluir
    2. Olá Walnei,

      Que delícia de fim de ano!!
      Eu também, como vc, tenho um pai caiçara que me ensinou muito da arte do mar, da pesca e dos ventos. Vale sempre lembrar os ensinamentos deles.
      Eu nunca naveguei em Ubatuba, sempre passo por aí por terra, portanto não posso lhe sugirir nada sobre o roteira.
      Mas acho que a idéia de sair logo cedo irá de privar dos bons ventos para velejadas gostosas. Em Paraty eu costumo sair entre 10-12, para pegar o início do vento e chegar ao destino em 1-3 horas de veleja. As vantagens são que vc pode dormir e acordar no mesmo lugar, dar uma boa nadada ou mergulhar antes do sol forte, e depois na hora do sol e vento, saímos para velejar.

      Boas Festa e Muita Paz neste lindo cruzeiro que você planejou!!
      abs
      Paulo Ribeiro
      Bepaluhê

      Excluir
    3. Eita mais uma dica que vai mudar a rotina do nosso passeio, você tem razão, vamos rever nossos horários! Obrigado!
      O mundo da vela é maravilhoso por isso, tem sempre alguém disposto a tornar as coisas melhor para o próximo, isso é realmente bom não acha??!! Boas Festas e Bons Ventos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...