segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VELEJANDO DE NOVO!

Finalmente, até que enfim, criei coragem e tirei o piano piano da poita, ao contrário da minha estréia como comandante do vivre dessa vez deu tudo certo, saímos do Saco da Ribeira e velejamos sem destino pela enseado do flamengo, paramos na praia do flamengo para um almoço rápido e toca velejar de novo.

Eu achei que seria muito diferente velejar o piano piano, mas a base é a mesma e deu tudo certo, e todos se divertiram muito, porém, Eu achei que faltou um pouco de experiência com o barco, senti ele meio pesadão, devagar, acho que o vivre ( Tahiti 16 ) é um barco mais "nervoso", se bem que cometi alguns pequenos erros na montagem do barco, a genoa ficou muito baixa e o Willyan ficou meio perdido na regulagem, da próxima vez vou subir ela uns 10cm, outra dúvida que ficou é que não vi meio de fixar a mestra na retranca, calma, calma, vou explicar melhor, no vivre  a retranca tem um trilho que permite entrar com mestra por ele e o mastro também, no piano piano a canaleta que tem lá na retranca é para colocar aquele "saco" (alguém ai sabe o nome do "saco"???) que a mestra cai dentro e nem a vela tem nada que indique que é para passar em alguma canaleta, por esses motivo só consigo prender a mestra na ponta da retranca e lá perto do mastro, se alguém ai tiver ideia do que estou falando da uma ajuda ai nos comentários, mas procurei alguns vídeos na net e vi que tem muito veleiro com a mestra assim. Outro vacilo foi deixar o amantilho preso (já tinha caído nessa), mas correu tudo otimamente bem.

Reparem na cara de UÉ da tripulação!!! A patroa só tira foto para me queimar!!!


Sabe o que me deixou mais temeroso nessa história, foi amarrar a poita e deixar o barco nela, cara que insegurança, nunca tinha feito isso, pois o vivre saia da água para a carreta de encalhe, nem dormi direito e no dia seguinte de manhã dei um jeito de verificar se estava tudo bem, com certeza amarrei certo, até por que é bem simples, mas que dá um frio na barriga, isso dá, vou demorar para me acostumar.

Eu ia fazer um filminho sobre a velejada mas tiramos poucas fotos, então  vou juntar com as imagens das próximas velejada e fazer um filminho legalzinho.

É isso ai amigos, até o próximo post e bons ventos a todos!!



11 comentários :

  1. Assim não pode, assim não dá!!! kkkkkkk
    Mas que que vc fez nesse burro ai, meu amigo?!
    O barco é mais pesadão sim, não foi nada que vc fez de errado. Quer comparar o peso de um 16 com um 23? Mas, como eu já havia lhe adiantado, a "base" é a mesma e vc percebeu isso. Mas eu ando muito preocupado com essa sua "base"! Semana que vem vou a Paraty. Vamos dar um jeito de eu ir no Piano Piano e ajudar vc a montar esse barco CERTO!!!! Parabéns e bons ventos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juca, esse é o moitão da escota da mestra ai na foto que foi parar no fundo do poço" eu tirei esse cara dai eheheh!! ele esta sem cabo e teve de ser montado antes da velejada!!!

      Excluir
  2. Ah, e a mestra é assim mesmo, relaxa! Ela permite uma bolsa maior do que a esteira toda enfiada na retranca, o que ajuda a dar mais potência. Lembre-se, o barco é mais pesado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca, acho que o Walnei tá falando do trilho para prender o bate-vela , ou capa da vela. Ou talvez do lazzy-jack (aqueles fiozinhos que não deixam a vela cair desordenada) preso ao bate-vela.

      Walnei, acho que o Juca tá certo, pq vc não programa umas saídas com ele que é um super professor e trabalha com isto, acho que vai poder te ajudar bastante e aumentar a base de sustentação.
      Minha almirnata tá fazendo curso de arrais aqui em SP e depois vou pedir pra ela fazer um curso de vela com o Juca pra aumentar os conhecimentos dela e podermos sair com mais segurança.

      Parabens pela estréia do Piano piano!!

      Abs
      Paulo Ribeiro
      Beoaluhê

      Excluir
    2. É eu procurei uns vídeos na internet e vi vários veleiros com a veja desse jeito, soltas, o Paulo esta certo o trilho que tem lá é da capa da vela!

      Excluir
  3. Walnei: essa insegurança em deixar o barco na poita é absolutamente normal. Vou te contar um segredo: deixo o Gaipava no pier, amarradinho da silva e mesmo assim tenho a mesma sensação de abandono... e se entrar um vento sul forte...e se bater a popa no pier...e se enroscar o mastro no veleiro ao lado...rsrsrsrsrs então, imagina você deixando o brinquedinho na poita... O que você deve fazer e ter como rotina é amarrar o barco direitinho na poita, nesse momento, esqueça a pressa,chuva,mulher,filho chorando,estrada, fome, o que quer que seja. FAÇA TUDO SEM PRESSA, NÃO DELEGUE A NINGUÉM ESSA FAINA!! E vai ver que aos poucos vai se acostumando...Parabéns pela Velejada!! Cadê as fotos?? rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos estão por vir, vamos juntar mais e fazer um filminho!

      Excluir
  4. Ah!! Lembrei agora: veja no post 'velejada das férias 2012' a mestra presa na retranca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa é disso mesmo que eu estava falando, mas esta igualzinho no piano piano, estranhei a vela ficar solta na retranca...

      Excluir
  5. Parabéns Walnei,

    Essa sensação de descobrimento é muito gostosa, aproveite.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jorge, tenho muuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiito a descobrir e aprende ainda...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...