sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PUBLICAÇÕES DA MARINHA, SEMPRE UM BOM COMEÇO.




Desde que comecei a navegar todo mundo me falava que para navegar com segurança só mesmo conversando com pessoas mais experientes da região, isso é verdade em partes, é sempre bom conversar com velejadores mais experientes e na maioria das vezes eles ficam muito orgulhosos quando percebem que tem alguém para demonstrar  seus conhecimentos náuticos, mas apesar de gostar de conversar e achar muito importante um bom bate-papo sobre a região que se pretende navegar, temos um substituto de fortuna no caso de você não ser uma pessoa muito sociável ou estiver numa de ermitão marinho, este substituto é um conjunto de publicações que a Marinha desenvolveu com maestria, uma documentação muito boa e extensa sobre nossas águas, a partir de hoje vou escrever alguns posts sobre as publicações da Marinha.

As publicações da Marinha trazem para os marinheiros amadores e profissionais detalhes preciosos da navegação em nossas águas. São várias as publicações, por isso vamos começar do início:

Catálogo de Cartas e Publicações 2016 - 2020
Quando comecei a velejar, sabia que tinha que ter as cartas náuticas da minha região no barco, mas não sabia quais eram essas cartas, depois de muita conversa fui me informado das cartas que abrangem Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, quando aprendi a velejar um pouquinho melhor, já tive a ideia de dar um pulinho alí em Paraty, quem sabe Ilha Grande, mas quais cartas eu deveria usar? Toca alugar e especular os amigos velejadores mais experientes, todos sabiam de cor e salteado os números das cartas, eu realmente invejava aqueles caras, como pode um ser humano conseguir tais informações? Me parecia algo realmente secreto e que somente os mestres das águas e dos ventos tinham acesso, até que descobri o Catálogo de Cartas e Publicações da marinha, finalmente tinha encontrado o caminha das pedras, tinha acabado de conquistar minha independência em relação ao assunto cartas náuticas.

Para quem quer navegar por águas nacionais esta é a primeira publicação para ler. Ainda não entendeu o que o Catálogo de Cartas e Publicações? Então ai vai a explicação retirada do próprio documento:

"O Catálogo de Cartas e Publicações tem o propósito de apresentar ao navegante todas as cartas náuticas, publicações e impressos em geral editados pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

Organização – O Catálogo de Cartas e Publicações está dividido em três partes.

A Parte 1 contém a relação de todas as cartas publicadas pela DHN com a informação dos índices do Catálogo em que estão representadas e seus níveis de preços. Em comparação com a edição anterior, foi criado o título “Cartas Marítimas” que agrupa as relações até então existentes nos títulos “Cartas Costeiras”, “Cartas Internacionais”, “Cartas da Antártica” e “Cartas da Costa Ocidental da África”. O título da relação “Cartas Fluviais” foi alterado para “Cartas Fluviais e Lacustres”, sendo inseridas nesta relação, todas as cartas de lagos e lagoas. Por não serem produtos disponíveis aos usuários, a relação intitulada “Folhas de Plotagem da Carta Batimétrica Geral dos Oceanos (GEBCO)” foi cancelada.

A Parte 2 apresenta os 20 índices em que as cartas são distribuídas. Cada índice contém uma relação detalhada das cartas do trecho representado, com seu número, sua escala, ano da 1ª edição e ano da última edição. Apresenta ainda, para cada índice, um cartograma com as posições relativas das cartas. Foram incluídas nesta parte, as cartas do II Plano Cartográfi co Náutico Brasileiro já publicadas. Os antigos Índices 20 (Cartas Internacionais), 22 (Antártica), 23 (Do Rio de Janeiro à Península Antártica) e 24 (Costa Ocidental da África) foram agregados em um único índice, intitulado “Cartas do Atlântico Sul e Antártica”, que tem por objetivo permitir aos usuários a visualização conjunta de todas as cartas marítimas de interesse à navegação fora das Águas Jurisdicionais Brasileiras – AJB, em um único índice.

A Parte 3 relaciona todas as publicações e impressos editados pela DHN, de interesse exclusivo para a navegação com a informação do número, título, nível (relacionado ao preço) e o ano de sua edição."

O Catálogo de Cartas e Publicações não é um compilado com todas as cartas náuticas dentro, é um documento que lista as cartas e detalha a abrangência e escala de cada uma, além disso oferece correções e uma lista completa das publicações da Marinha, é um guia de consulta rápida que vai elevar em muito seu conhecimento náutico.

O Catálogo pode ser adquirido gratuitamente em formato PDF no seguinte endereço:
https://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-publicacoes/publicacoes/catalogo/Catalogo-completo.pdf



2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...