segunda-feira, 11 de junho de 2012

Manutenção no barco

Este final de semana, como ainda não peguei o meu arrais, desci até Ubatuba para fazer alguns reparos no vivre, coisinhas simples como refazer os "tablados", aqueles de madeira que ficam no chão do barco sabem???!!! já estavam meio moles e soltos, ai eu trouxe para casa para repregar e fixar melhor as madeiras e dar uma mãozinha de verniz.





Outra coisa que eu fiz foi retirar os pilaretes do guarda mancebo e dar uma reforçada na fibra em todos os pontos, tinha um deles que estava até com a fibra quebrada por que o pessoal da marina ao colocar o barco na carreta de encalhe usou o pilarete do guarda mancebo como ponto de força para puxar o barco e acabou quebrando...




 Ainda na fibra reparei um rachadinho que tinha perto da gaiuta que tem na proa.



Para fazer as tarefas envolvendo fibra, contratei um profissional, não quis arriscar e perder tempo nem dinheiro, porém, agora eu me acho capaz de fazer pequenos reparos em fibra, não só no vivre mais em caiaques e outros equipamentos feitos de fibra, isso por que acompanhei de perto o trabalho o Olívio e ele me explicou direitinho o básico da laminação, é legal e fácil manipular a fibra, só que coça bastante.



Não é que o barco estivesse necessitando  desesperadamente desses reparos, é que estar perto do meu barco (mesmo que ele esteja no seco) e do mar me faz bem... uma vez eu li em um blog de algum comandante que as  vezes ele ia na marina para ficar boiando no veleiro atracado, sem velejar nem nada, só curtir o silêncio e o barco mesmo... eu entendo ele.

Bem, por hoje é só gente, semana que vem eu posto as fotos dos reparos.

4 comentários :

  1. rsrsrsrrs...Essa 'tirinha' do Hagar é sempre legal. E sintetiza bem a questão náutica. Já fui muito a Paraty só prá mexer no barco e ficar 'boiando'. E também 'bebericar' umas latinhas...rsrsrs Vc é de Sampa?? Vai sempre prá Ubatuba? Onde fica o Vivre??Anota aí meu email e fica mais fácil conversar: ricardo.stark@yahoo.com.br

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cmte, sou de Caçapava a 100Km de Ubatuba que é onde fica o Vivre, sempre que posso vou a Ubatuba pelo menos 3 finais de semana no mês as vezes dias de semana mesmo, faço bate e volta direto, adoro lá, acho também que o melhor lugar para tomar umas latinhas e no barco mesmo... email anotado...

      Excluir
  2. As tirinhas do Hagar são ótimas! Acho que o cartunista devia ser velejador também. O Alberto, meu companheiro de Clube e Flotilha do Drunk Turtle andou postando várias dele.

    Parabéns pela iniciativa! Saber laminar é essencial, depois você poderia montar um passo a passo hein ?!

    Tenho um livro do Jorge Nasseh "Construção de Barcos" que explica algumas técnicas de laminação e de manutenção em barcos, muito interessante.

    Abraços!

    --

    Matheus Eichler

    Veleiro Passimim - CRG/RJ
    http://passimim.blogspot.com.br/

    ( Celular: +55 (21) 9145-1088

    * E-mail: matheus.eichler@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cmte, dei uma passada no blog do passimim, ta muito bom... até passei lá na nautica 30nós para ver uns moitões para o vivre!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...