terça-feira, 24 de setembro de 2013

PERRENGUE!!!!!!!!!! E AGORA??????????

Perrengue,
Essa é a palavra da vez para a maioria dos participantes da regata volta da ilha dos arvoredos este ano,
eu li muitos relatos sobre o que aconteceu, mas, dois me chamaram a atenção por terem sido muito bem escritos e claros, acho também que a humildade dos comandantes me agradou, confira os relatos de que falo nos links abaixo:

O relato do Jefferson Neitzke pode ser lido aqui!
O relato do  Roberto Soerensen pode ser lido aqui!

Se você não leu nenhum deles leia, além de uma leitura gostosa ambos server para aprendermos com o perrengue dos outros!


O cenário resumido é o seguinte, veleiro na água, sem vento, e por isso todo o pano em cima, mestra lá no alto e genoa toda desfraldada para, quem sabe, aproveitar um ventinho qualquer, de repente, BUMMM, chega um vetão de 40 nós, sem dar aviso prévio o mar vai de calmo a infernal em segundos, e ai? O que fazer? Barco adernado de maneira descomunal, sensação de que o veleiro vai capotar, senhores, eu velejo com crianças a bordo, tem o Gabriel de apenas 3 anos, é obvio que em uma situação dessas ele vai se apavorar, os dois meninos maiores sabem nadar, mas nesta condições de mar, revolto como uma mulher furiosa, se caem na água, não saem mais! Novamente pergunto, e ai? como reagir? Qual a melhor estratégia? Não sei, mas eu faria o seguinte:
- Todo mundo para dentro da cabine e gaiutas fechadas!
- Todo mundo de colete!
- Orçar (isso eu já aprendi)
- Recolher a genoa, se desse, caso contrário folgaria o mais que pudesse (não sei se isso é certo mais é o que eu faria)
- Rizaria a mestra, se fosse possível, e caçaria com toda a minha força para que não atravessasse o convés veloz como uma foice!
- Seguir para o mais distante da costa que eu pudesse!

Os relatos que li me fizeram levantar algumas dúvidas que podem mudar minha maneira de velejar:
1º - É seguro velejar com o Gabriel a bordo? (e olha que eu já tomo uma série de cuidados com o menino)
Acho que não, talvez seja melhor colocar o menino para dentro da cabine sempre que estiver velejando! Talvez possa aliviar um pouco quando estivermos a motor!
2º - Já ouvi falar que a mestra estabiliza o barco e não deixa ficar sacolejando, então, seria correto sempre deixá-la rizada mesmo quando estiver usando o motor?
Não sei tenho minhas dúvidas!
3º - Devo deixar uma calça marrom sempre de prontidão?
Acho que sim!
4º - Onde foi que o pessoal da regata errou? foi na previsão do tempo? Ou uma situação dessas pode acontecer a qualquer momento e não houve erro?
Não sei!

Comprei meu primeiro veleiro em 2012, e não velejei mais do que 10 vezes e mesmo assim já dei uma retrancada na cabeça do Willyan, sou um entusiasta da vela sem experiência em perrengues por isso fico cheio de dúvidas sobre o que fazer em uma situação dessas!

2 comentários :

  1. Assim que o post foi para o ar, me avisaram que o correto seria rizar ou mesmo abaixar totalmente a mestra e deixar só um panino na genoa!
    Caçar tudo só se estiver orçando, mas nem sempre é possível, depende de vário fatores.
    Tá anotado

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  2. AHH! e se soltar toda a genoa ela pode panejar e rasgar, ai o negócio fica feito, o jeito rizar bem e controlar mesmo a escota para não panejar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...