"Walnei, eu cuido bem da minha poita, faço manutenções constantes, troco cabos e correntes e estou sempre atento , mas e aqueles barcos abandonados lá na Ribeira? E aquelas poitas alugadas? Será que alguém faz alguma manutenção nelas?"
Bem, a minha poita é alugada e o Léo, quando eu aluguei me disse que tinha acabado de fazer a manutenção e eu acredito pois aguentou dois barcos pendurados nela durante a pauleira, o que me apavora mesmos são os barcos fantasmas da Ribeira, aqueles veleiros que estão sucumbindo as cracas e ao abandono, e se algum escapa da poita e causa estragos? A vitima desses fantasmas vai reclamar com quem? Quem vai arcar com a responsabilidade? Não sei, pois ninguém sabe nada sobre os donos de muitas das embarcações abandonadas por lá, e ai? Seria possível acionar a marinha ou a justiça com uma medida preventiva para retira-los de lá? É justo fazer isso?
De quem é a responsabilidade da marina do Saco da Ribeira? Eu acho que é da Fundação Florestal (Secretaria do meio ambiente de SP) é a mesma fundação que "explora" turisticamente a Ilha Anchieta, alguém ai sabe algo sobre isso?
Existe lá na Ribeira alguma associação tipo amigos de bairro, no caso amigos da Ribeira, excluindo a Aumar? Acho que deveríamos ter algo mais regulamentado lá na Ribeira, coisas como numerar as poitas e definir seus verdadeiros donos, assim evitaríamos casos como "tira seu barco dai pois a poita é minha", organizar o pier de modo que os veleiros possam chegar lá, hoje se encosta um veleiro no pier o "guardinha" já vem pedindo para sair, algum tempo atrás chegamos de Paraty no veleiro de um amigo e quando fomos desembarcar no pier foi um auê, era pescador incomodado, guardinha correndo, cochicho daqui e cara feia de lá, chega a ser constrangedor!
Voltando no caso dos barcos fantasmas, alguém sabe se é possível fazer algo a nível de prevenção de acidentes?
Antes de acabar este post, gostaria de deixar claro que não é minha intensão criticar a Aumar, acho que este assunto não é responsabilidade deles, talvez uma fiscalização da marinha, ou da prefeitura, ou da Fundação Florestal, não sei!
PS: Os barcos das fotos não estão lá na Ribeira, são imagens que peguei pela internet, se o dono de algum desses barcos ou de alguma das fotos quiser que eu retire a imagem do post é só usar o campo de comentários que será prontamente atendido!