segunda-feira, 11 de novembro de 2013

OU FOGO OU ÁGUA!

Uma coisa que estava me preocupando em relação ao vivre, era a falta de bomba de porão e  do automático, pois bem, o cruiser  tem o poceto bem pequeno e não cabe uma bomba e um automático juntos, ou melhor não cabia, pois achei uma bomba com automático embutido a marca é seaflo, da uma olhada na carinha dela:
Essa foi a única que coube lá no poceto, mas tem um probleminha, ela não aguentou acionar a válvula retentora, aquela que impede a água de voltar quando o automático desarma, por isso tive que retirá-la, então a bomba arma e desarma exatamente 5 vezes até que a água que retorna não seja suficiente para acionar o automático, mas já era previsto que a bomba não era das melhores pois paguei R$ 109,00 nela, e arrisquei que a marca não fosse "seaFlodeu", tirando o fato de muitos acionamentos e de eu ter que tirar a válvula retentora esta tudo "certo".
Quando a bomba já estava instalada, o fundo já estava limpinho (a água estava muito fria viu!), eu me preparando para ir embora me bateu uma preocupação, e se a bomba fica armando e desarmando, esquenta e pega fogo? Eu tinha ligado a bicihinha direto sem fusível, então apareceu o dilema: deixar sem bomba e correr o risco de alagamento sério, pois o bico de proa esta levantado e capta água da chuva com uma eficiência danada, parece um funil, ou correr o risco de um incêndio, desliguei tudo e fui fuçar na minha caixa de ferramentas, por sorte tinha um fusível com a mesma especificação que o fabricante pede (5A), mas como nem tudo são flores não tinha o suporte do fusível, não pensei duas vezes, peguei a fita isolante e usei para fixar os fios, um de cada lado do fusível, foi um trabalho de relojoeiro, testei vi que funcionou e então fui embora com a missão de comprar um suporte para o fusível!
Agora, como tenho que fazer a parte interna do veleiro, vou cortar a fibra do assoalho, que esta bem debilitado, e fazer outro só que com um poceto maior e mais profundo!
Vou ficar devendo a foto da gambiarra do fusível pois tenho vergonha de mostrar e se meu pai ver a foto ele me coloca de castigo, tipo, sem barco por um mês....!!!

7 comentários :

  1. Walnei, para de invetar mais coisas e vamos VELEJAR!!!!! Vc está ficando com a doença da reformasqueinuncakabammais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juca, agora não dá com o convés quebrado, e antes de velejar vou reforçar as anteparas.... achei que não ficaram tão boas quando eu pensei... mas já já nós vamos acabar com isso e sair velejar, tenho planos para o natal e ano novo....

      Excluir
  2. Walnei Antunes, você pode usar a bomba como manual, instalando um interruptor tipo NA (normalmente aberto), com a mesmo princípio do botão de campainha, para evitar de dei-la ligada acidental, não é necessário de válvula de retorno (retenção), é só elevar a mangueira de saida em forma de curva acima da linha d'água, para não dar retorno.

    ResponderExcluir
  3. O do Gaipava é assim Walnei, como o Marujo Cardoso explicou!! Eu entendo que barco, principalmente aqueles com motor de popa tem que ser seco, absolutamente seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, quando nos encontrarmos na Ribeira, vou querer dar uma olhada nesse esquema anti-retorno que vocês estão falando...

      Excluir
    2. OK Walnei.Avise quando estiver por essas bandas!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...