terça-feira, 20 de janeiro de 2015

HISTÓRIAS DE FÉRIAS (PARTE 3)

Se você ainda não leu as outras partes do nosso relato de férias, lá em baixo do post tem os links para as outras partes.

6:30h da manhã, deixei todo mundo dormindo no Vivre e dei um pulinho no mercadinho, comprei pão, gelo, refrigerante e 6 latinhas de cerveja, voltei para o barco e as 7:00h estávamos partindo rumo ao passeio mais esperado por todos, fomos até a Praia do Sul, lá na Ilha Anchieta, em segredo eu tinha planejado sair com todos dormindo e quando acordassem já estaríamos lá. Durante o caminho a turma foi acordando, foi muito legal ver a cara de cada um acordando no mar, todos levantavam meio desorientados, imaginei que a sensação deles foi a mesma do Arthur quando dorme na viagem e acorda em outro lugar.

Quando chegamos no nosso destino não havia ninguém lá, tinha bastante espaço para realizar o fundeio, talvez o fundamento da navegação que mais me preocupa, joguei e recolhi a âncora umas três vezes, e sempre achava que estava garrando, depois do terceiro lançamento, corri para a popa e engatei uma ré bem devagar até o cabo esticar e enterrar a âncora, o legal foi que fiz tudo sozinho, não por orgulho, mas por que precisava melhorar o meu fundeio, assim que senti a âncora bem firme desliguei o motor, marquei um ponto em terra e fiquei lá uns 15 minutos esperando para ver se o veleiro não garrava, durante essa espera cheguei a uma conclusão:
"Sempre fico preocupado com o fundeio, nunca tive problemas com o fundeio, vou continuar me preocupando com o fundeio!"

Nosso futuro mergulhador!
Passar o dia na Praia do Sul recarrega as energias do vivente, não canso de elogiar o lugar, uma água cristalina com peixinhos coloridos passeando bem perto dos banhista, e fazer snorkeling lá então, que maravilhoso, a criançada já encontrou várias espécies de peixes e até mergulharam com arraias sempre observando a distância de segurança obvio, até o Gabriel esta aprendendo a usar o equipamento, já fica com o rostinho dentro da água respirando pelo snorkel, só falta confiança para boiar e usar as nadadeiras, ano que vem ele já vai nos acompanha com certeza!

As 16:00h pegamos o rumo de casa, digo poita, em segredo planejei outra surpresa para a criançada, a noite da pizza, esse foi o dia mais cheio do passeio!

Rodízio de pizza no centro de Ubatuba!
Dessa fez peguei o carro ciente e preparado para o trânsito da cidade, alguns dias antes tinha passado em frente a uma pizzaria que anunciava rodízio a R$ 21,90 por cabeça, a criançada deu prejuízo para o dono da pizzaria, comeram como gente grande!

Já nos arrumando para dormir decidimos que no outro dia iríamos até a praia do Flamenguinho e voltaríamos mais cedo para lavar o barco, arrumar as malas, tomar um banho ali mesmo na poita d'água e ir embora de noite, evitando assim o trânsito na serra, deu certo, levamos 2 horas da Ribeira até a Oswaldo Cruz e mais 2 horas até em casa, e assim fechamos a nossa já tradicional semana de férias no Vivre.

Como estavam  o Arthur e o Gabriel no barco, fizemos todos os passeios a motor sem abrir vela nenhuma, fiquei de olho na previsão do tempo e no tamanho das ondas para evitar sustos, e deu tudo certo, foi divertido demais, abaixo segue um videozinho que fiz resumindo as nossas andanças!

LINKS PARA AS OUTRAS PARTES:
HISTÓRIAS DE FÉRIAS (PARTE 1)