segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

OBSERVANDO AS NUVENS! (PARTE 2)

Continuando os posts sobre nuvens, hoje vamos falar dos tipos básicos que compõem o o grupo de nuvens baixas, são elas:

STRATUS (St): Geralmente se forma na faixa de 1 Km de altura, pode provocar garoa e se estiver muito baixa provoca a neblina, nuvens do tipo Stratus são cinzentas e com base uniforme, costumam cobrir grandes áreas e geralmente conseguem "tampar" o sol. Sabe aquela tarde nublada, com aquela garoa que cai fininha, mas constante, pois bem, se você deixar de comer seus bolinhos de chuva e sair de casa para olhar o céu, provavelmente você verá nuvens do tipo Stratus sobre sua cabeça!


Stratus


STRATOCUMULUS (Sc):Elas tem aspecto "fofinho" e podem ter coloração cinzenta ou esbranquiçadas, neste caso teremos o aspecto de algodão, pode provocar chuva leve. Meu avô quando via este tipo de nuvem no céu costumava falar que o céu estava empedrado, e completava: "céu empedrado chão molhado"!



Stratocumulus
NIMBOSTRATUS (Ns): Este tipo de nuvem, costuma aparecer em dias muito quentes e úmidos, têm aspecto acinzentado e cobre completamente o sol, as nimbostratus costumam trazer aquelas "pancas" de verão com chuva intensa e relativamente rápida, fortes rajadas de ventos e as vezes granizos. É um dos tipos de nuvens com as quais me preocupo, já tive problemas com uma dessas!

Nimbostratus (imagens retiradas de : http://meteophotos.blogzoom.fr/)
Como um  vídeo vale mais do que mil fotos, segue um vídeo que garimpei no youtube, ele mostra a passagem de nuvens nimbostratus, que trouxeram bastante vento!



CUMULUS (Cu): Também conhecidas como cumulus de bom tempo, trazem dias estáveis e ensolarados, este tipo de nuvem é aquele que a criançada fica procurando formas de bichinhos fofinhos. Pela minha experiência, este tipo nuvens não traz vento, dia paradão mesmo sabe!

Cumulus de bom tempo (imagem de http://photography.nationalgeographic.com/photography/photos/earth-and-sky-photo-gallery/)
Ainda dentro do grupo de nuvens baixa, existe a cumulonimbus, que será tratada em um outro post já que, apesar de pertencer ao grupo citado, "habita" os outros grupos também!

É isso ai pessoal, como de costume gostaria de deixar novamente o aviso de que as informações contidas neste post não são de nenhum meteorologista, são conclusões minhas, portanto podem estar erradas. Se alguém perceber alguma informação errada aqui, por favor me avise para que eu possa corrigir!

Até a próxima!


LINK PARA AS OUTRAS PARTES DA SÉRIE:
OBSERVANDO AS NUVENS! (PARTE 1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...