quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DELIMITAÇÃO DE ÁGUAS PARA NAVEGAÇÃO INTERIOR



Bem amigos, como vocês sabem, ultimamente não estou conseguindo ir navegar por conta as vezes do trabalho as vezes por causa de compromissos sociais (cara esse mês houve 2 casamentos na família, felicidades aos pombinhos), então resolvi matar o tempo planejando algumas pequenas travessias, como Eu já disse em posts anteriores em 2013 pretendo comandar o vivre em uma travessia de Ubatuba até Paraty (lógico que vou com alguém experiente para me monitorar), então resolvi ver se isso seria possível descobrindo os limites de navegação interior, limites que o vivre tem que respeitar, entrei no site da marinha e baixei um documento que determina esse limite, corri para as cartas náuticas e fui tentar marcar os waypoints e traçar o dito limite nas minhas cartas, pois bem, descobri o seguinte:
Na região do porto de santos temos uma divisão de 5 áreas, sendo elas:
A - ÁREA SARDINHA
B - ÁREA GAROUPA (QUE ME INTERESSA MUITO POR QUE NELA ESTA INCLUÍDA A COSTA DE CARAGUÁ, UBATUBA ATÉ A DIVISA COM O RIO DE JANEIRO)
C - ÁREA LAGOSTA (TAMBÉM INCLUI UMA PARTE DE UBATUBA)
D - ÁREA TAINHA
E - ÁREA GALEMA

Bom, como ainda não pretendo passar da Ilha Bella no sentido Santos, foquei nas áreas B e C e fui com cartas, compasso e lápis marcando os pontos que delimitam o limite de navegação do vivre. Atenção, esse post não pretende e nem deve ser usado para consultas dos limites de navegação interior pois as marcações foram feitas por mim, um amador apaixonado sem experiência, isto posto vamos as minha descobertas pessoais.

Área Garoupa:
Região I
O vivre pode navegar o canal de São Sebastião e dar a volta na Ilha Bella desde que mantenha uma distância máxima de 1 milha.
Região II
Depois pode navegar dentro de uma área delimitada pelos seguintes pontos:
A - Farol ponta das canas: 23º43,750'S - 45º20,500'W
B - Ilha do Tamanduá :23º63,500'S - 45º17,000'W
C - Ilha do Mar Virado: 23º34,500'S - 45º09,000'W
D - Ilhota dos Porcos (Anchieta): aqui vale uma ressalva  não achei especificamente a ilhota dos porcos como descrito no documento da marinha, então deduzi que a dita ilhota esta na carta náutica com o nome de Ilhota do Sul 23º34,000'S - 45º04,500'W
E - Ilha das Couves - 23º26,000'S - 45º51,250'W até a Ponta do Camburi 23º24,000'S - 44º47,000'W

Região III
A - Farol da ponta da sela (??)
b - Ponta do Apara (??)
ÁREA LAGOSTA
Delimitada pelos seguintes alinhamentos:
A - Ponta da Boracéia (??)
B - Ilha das Couves: 23º26,000'S - 45º51,250'W
C - Ponta Grossa (?? - Tem uma ponta Grossa no Itaguá, mas não pode ser ela)
D - Ponta do Apara (??)
Aqui Eu pirei o cabeção, procurei esses locais nas minhas cartas náuticas e até no Sea Clear II e não encontrei, peço a ajuda dos comandantes que souberem onde ficam esses locais que coloquem seus waypoints nos comentários. Outra coisa que Eu não entendi é que já existe um limite da Ilha das Couves até a Ponta do Camburi, portanto não faz muito sentido traçar mais uma linha da Ilha das Couves até outro local, novamente peço a ajuda dos meus amigos leitores mais experientes para me explicar tal situação. (Cara acho que não consegui nem explicar minha dúvida né?)

A não ser que um desses locais que Eu não consegui localizar seja a Ponta da Trindade, acho o vivre não pode chegar até Paraty.

Ponta de Juatinga
Outra coisa que me deixou desanimado com a ideia da travessia Ubatuba Paraty foi a passagem pela temida  PONTA DE JUATINGA, estive conversando com o comandante Ricardo Stark do Gaipava e ele me explicou o por que desse local ser tão falado, Eu entendi que é por causa da marola que vem do mar e bate nas pedras da Ponta e voltam com muita força formando uma turbulência naquele local que por vezes balança muito a embarcação ao ponto do motor ficar saindo da água e perdendo assim sua função (e ai Stark, aprendi direitinho?), porém ele me disse que já possou algumas vezes por lá sem problemas.
Dá uma olha neste texto tirado da internet sobre a Ponta de Juatinga:
"Famosa, temida, respeitada e linda Ponta da Joatinga. Entramos no Estado do RJ. Considerado o Cabo Horn brasileiro, até a Marinha orienta contorná-lo a distância em casos de mar crespo. Ali se contrapõem duas correntes que agravadas pelo vento chocam as ondas contra as rochas da Joatinga, criando um refluxo de maré que faz crescer a ondas e impacta a estabilidade das embarcações criando riscos de naufrágios. Estórias e histórias existem aos montes."
Citação retirada de:
http://capitaogutemberg.blogspot.com/2009_11_01_archive.html#ixzz29fMbItHY

MINHAS CONCLUSÕES:
1 - Nas minhas descobertas falta um pequeno "pedaço" de mar para que o vivre possa chegar a Paraty ( Da Ponta do Camburi até a Ponta da Trindade)
2 - Os documentos da marinha não usam os mesmos nomes de locais que as cartas náuticas usam e isso atrapalha bem quem é iniciante na arte da navegação.
3 - Navegar nas cartas náutica é quase tão legal quanto navegar no vivre, só que falta vento e água salgada!

Amigos qualquer correção nos waypoints ou em qualquer informação aqui postada será muito bem vinda, conto com vocês para que Eu não forneça, mesmo sem intenção, informações erradas!

Bem, por hoje é só, me despeço solicitando a ajuda dos amigos para conseguir desvendar a ÁREA LAGOSTA e da região III da área Garoupa!

10 comentários :

  1. Walnei, a coisa não é bem assim. Mas eu só vou ter tempo de escrever sobre isso mais longamente no domingo. Até lá, alguém já vai ter dado a dica desses pontos notáveis. Bons ventos!

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    1. Cmte Juca, estou aguardando suas valiosas explicações sobre o assunto, se achar que fica extenso demais para colocar nos comentários aqui envie para walnei.antunes@gmail.com que eu farei outro post se necessário para corrigir este.
      Por enquanto ficamos aqui aguardando seus comentários, obrigado pela sua preciosa participação no blog!

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  2. Walnei, bacana! Também curto ficar navegando no papel, ainda mais quando o tempo está ruim. Quanto ao Cabo Horn brasileiro já ouvi falar disso em relação à Laje de São Tomé, quando passei por lá entendi o porquê, depois dá uma olhada nas diferenças de profundidade do local, dá para ter noção do tamanho das ondas e do desencontro delas.

    Quanto à sua travessia ela é ipse literis a rota do Cruzeiro Costa dos Tamoios, da ABVC: http://www.abvc.com.br/interna.asp?Menu=Tamoios2012

    Recomendo que você faça igual a mim, tente se candidatar a tripulação de algum barco que vai. É uma baita experiência! Se quiser posso ver se algum amigo meu vai, estava pensando em ir, se for te aviso.

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    1. Matheus, se tiver alguém necessitando de tripulação Eu estou dentro, é só me avisar!
      Eu iria com o vivre mas a organização do CCT só aceita barcos acima de 20 pés!
      Valeu!

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  3. Oi Walnei (e amigos!!), Bom Dia!! Falando, ou melhor, digitando daqui de Petrolina/PE às margens do Velho Chico, onde me encontro. Gostaria apenas de fazer uma correção: eu ainda estou no Jardim da Infância da Vela, portanto, me considero um aprendiz, um estudante aplicado e apaixonado. Por isso, devoro tudo que me chega às mãos com relação ao assunto.Fico feliz se fui útil, a intenção é essa mesmo. A troca de experiências. Quem planeja, viaja duas vezes e esse exercício que fazes, é, na minha opinião, uma autêntica velejada.Também estou planejando uma ida a Ubatuba entre 25 e 30/out, mas dependo da previsão do tempo e de um 'bico de papagaio' que apareceu e teima em ficar sobre meu ombro.rsrsrs coisas da idade...Amanhã acho que vou velejar num Fox23 por aqui. Depois conto como foi!!Abraços a todos!!

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    1. Olá cmte quando for a Ubatuba me avise, vamos ver se tomamos uma cervejinha lá no Itaguá.
      Agradeço a paciência comigo, sei que as vezes tenho umas dúvidas bemmmmmmmm básicas, mas sempre conto com suas respostas!

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  4. Walnei, as cartas usam, sim, os nomes indicados e assim conhecidos. Seguem coordenadas: Ponta do Apara (Praia de Toque Toque): 23º48707s/45º32772w; Ponta Grossa (ao longo da costa tem umas trezentas, mas essa fica em Boiçucanga): 23º48 150 - 45º 37 300W e Ponta da Boraceia (praia de boraceia, pô! rs): 23º43 061S 45º48 221W. Mais importante do que a área em relação ao barco, deve ser a área em relação à sua habilitação. Essas travessias exigem conhecimentos de Mestre Amador. Não conta para ninguém, mas quando eu trouxe o Rio 20 de Paraty para Santos em uma tocada só (o primeiro Cusco Baldoso), eu era apenas Arrais Amador e o barco era navegação interior, zona 01 (mas isso é segredo!!!).

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  5. Continuando, das suas conclusões apenas a 2 está equivocada. As demais, em especial a 3 está muito exata! A Juatinga deve ser respeitada, mas não temida. Eu e o Stark passamos por ela em abril e estava um tapete... É questão de planejar: escolher horário com pouco vento (manhãs) e um dia com previsão de pouco ajuda; não pode ter frente fria nem swell entrando, nem para entrar, o motor de popa tem estar 100% e vc tem que passar bem, mas bem, bem afastados (umas 5 milhas).

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  6. Amigo, desculpe o meu pouco conhecimento, mas pelo que sei, a Ihota dos Porcos fica em Angra dos Reis, localizada entre a Ilha dos Porcos Grande e a Ilha Grande. Uma pequena ilha de 8500m² muito próxima a Ilha dos Porcos Grande (lha do famoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy).

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    1. Mário César, seja bem vindo, já faz um tempinho que escrevi este post, mas vou dar uma olha nas cartas náuticas e tentar localizar a tal ilhota, obrigado pela visita!

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