quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O INCRÍVEL NASCIMENTO DE UM GOLFINHO!



Quando eu estava procurando um veleiro para comprar, uma das coisas que me motivava bastante era a possibilidade de velejar acompanhado por golfinhos, já avistei alguns deles mas ainda não tive o prazer de te-los próximo ao vivre, golfinhos são animais adoráveis e inteligentes, um dos poucos animais que se reconhecem no espelho (os outros são o homem e o chimpanzé) .
Hoje eu estava terminando meu expediente de trabalho quando recebi um vídeo que achei super bacana, o nascimento de um golfinho, então resolvi compartilhar aqui com vocês, ai vai:


O belíssimo vídeo foi filmado pelos profissionais do Instituto Dolphin Quest  no Hawaí.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SOBRE COLETES E NORMAS!

Caros amigos, no post anterior, meus dois meninos mais velhos liderados pelo cmte Juca do Cusco Baldoso me forçaram a desenterrar meu cartão de crédito para adquirir coletes salva vidas  mais confortáveis para toda a tripulação do vivre, pois bem fui ver as normas e descobrir qual era o colete exigido para o vivre, não é que descobri que muita gente acha que sabe e esta enganada, teve gente falando na web que era necessário colete classe III, tinha gente falando que era classe V, achei em um forum um cara dizendo que achava que para embarcação MIÚDA em ALTO MAR era classe IV, pode?? acho que ele estava brincando não é possível. Bom, li a normam 3 (que pode ser encontrada clicando aqui) e constatei que para embarcações miúdas é exigido o colete de classe V, então para não haver mais dúvidas o colete exigido para embarcações miúdas são os da classe V (mas os da classe III também podem ser usados), e nessa classe existem uns coletes tipo jaqueta muito confortáveis e caros.
Esse caso dos coletes é muito sério, a criançada sabe nadar mais Eu é que sou cagão mesmo, mas acho que vou acabar liberando uns mergulhos sem colete afinal como disse o cmte Juca não dá para enfiar um colete o tempo todo na criançada né?

Colete Classe V

Para finalizar este assunto gostaria de falar que não basta acreditar no vendedor, todo colete homologado apresenta sua homologação no próprio produto incluindo número de aprovação da marinha.

Agora chega de falar de colete, conforme prometido no post anterior ai vai o clip da velejada do dia 16/09/2012.



Valeu pessoal até a semana que vem e bons ventos!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SEM RUMO MAS COM GPS!

 Olá amigos, esse final de semana finalmente velejamos, neste domingo (16/09/2012) coloquei novamente o vivre na água.
Chegamos cedinho e velejamos até a praia do cedrinho, assim que chegamos lá decidimos não desembarcar e ficar brincando na enseada do Itagua, quando o vento chegava nós velejavamos, quando ele parava nós ficavamos boiando, foi muito bom, navegamos 8.72 milhas náuticas sem destino, só velejando e conversando, como diria o cmte Juca do Cusco Baldoso, "fomos no pano mesmo", agora que comprei o GPS tenho muita informação do tipo milhas navegadas, velocidade máxima e média, então ai vai:
na vela chegamos a 4 nós, acho que é uma boa velocidade pois no motor chegamos a no máximo 5 nós, e se a velocidade é boa é sinal de que aproveitamos bem o vento e acertamos nas mareações, por esse motivo fiquei muito contente.
Os meninos maiores quiseram jogar o ferro próximo do antigo cais e resolveram nadar um pouco.





Quanto ao GPS que comentei no outro post, estreei ele nessa velejada, o bicinho é um ETREX H da Garmin, a marca é top mas achei que demora muito para localizar os satélites, acho que acertei na compra dele, vou ficar devendo a resenha sobre o fish finder portátil pois não o instalei ainda.
Bem, pessoal amanhã eu post o clip da velejada, hoje não deu tempo, até lá e bons ventos




segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ARROZ COM POLVO E BRÓCOLIS SEM VELEJADA

Olá amigos, este final de semana foi meio frustrante mas terminou bem, o planejamento era o seguinte:
1-Ir a Ubatuba na sexta-feira a tarde e ficar em uma casa de um tio meu lá perto de Paraty
2-No sábado de manhã ir até a marina preparar o vivre e velejar durante todo o sábado
Não é que não deu?! já na ida tinha uma fila de carros que começava em São Luiz, levei 5 horas para fazer um percurso que eu levaria normalmente 2 horas somente, no sábado o congestionamento era tão grande que eu não consegui chegar até a marina, desisti no meio do caminho e voltei, fiquei meio decepcionado, mas o final de semana não estava totalmente perdido a minha esposa fez um prato que eu simplesmente adoro, arroz com polvo e brócolis, ai vai a receita conforme a Lena faz:





Ingredientes:
1 polvo de 1 kg aproximadamente
2 xícaras de arroz
coentro a gosto
tempero de alho com sal a gosto
1 maço de brócolis

preparando o polvo:
pique o polvo em pedaços grandes (3 dedos mais ou menos)
em uma panela ferva uma quantidade de água que de para cobrir o polvo, depois que a água ferver apague o fogo coloque o polvo e tampe, deixe cozinhar durante exatamente 12 minutos, tire o polvo e reserve a água.

preparando o arroz:
frite o arroz com óleo e tempero, coloque a água do polvo no arroz e misture o brócolis e o polvo, deixe cozinhar normalmente, quando a água estiver secando coloque o coentro e deixe terminar de secar a água.


Bom, almoço feito, ficamos todos na praia mesmo e eu aproveitei para descansar mesmo, dormir e ficar sentado na beira da praia tomando umas cervejas, na segunda cedinho voltamos e espero conseguir velejar na semana que vem, estou louco para testar o fish finder e o gps.
É amigos não teve velejada mais teve arroz com polvo, o final de semana não foi totalmente perdido.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OS PIORES ERROS QUE UM COMANDANTE PODE COMETER!!




Caros amigos, durante este pouco tempo que estou envolvido com a vela já fiz muitas bobagens no comando do meu veleiro (como vcs podem ver em muitos dos posts deste blog), mas já li, ouvi e vi muita gente fazendo bobagem também, então resolvi enumerar as maiores bobagens que se pode fazer em um veleiro, vamos lá:
- Encalhar o Bicho é clássico né?
- Deixar acabar a gasolina
- Deixar cair a âncora no pé (amigos doe viu, experiência própria)
- Velejar com a mestra fora do trilho do mastro (ehehe eu já fiz)
- Deixar de amarrar o motor, e ver o bichinho afundar como uma pedra....!!!! (arrepia só de pensar)
- Tomar uma ducha de esgoto no peito (o amigo estava no lugar errado e na hora errada, não fui eu não viu)
- Colocar o barco na água sem leme (eu fiz também)

Vamos engrossar esta lista, quem souber de mais ca&&das coloquem nos cometários.
Vamos não tenham vergonha, afinal herrar é umano né???